terça-feira, 30 de julho de 2013

Depósito da Pipoca: Anna Karenina



Here I am again! Minha paixão por livros é igualmente dividida por filmes. Ainda mais quando são adaptações literárias de clássicos. Para inaugurar o Depósito da pipoca (nome criado pela chefe, Bea. Obrigado Bea!), nada melhor do que a obra prima de Tolstói.

Anna Karenina : PosterTitulo: Anna Karenina

Elenco: Keira Knightley, Jude Law, Aaron Johnson, Kelly Macdonald, Matthew MacFadyen.
Direção: Joe Wright.
Gênero:  Drama
Nacionalidade: Reino unido.
Data de Lançamento: 2012
Sinopse: Século XIX. Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles. 






"O amor é fogo que arde sem se ver" , "essa ferida que dói e não se sente". Não há outro verso se não esses de Luíz Vaz de Camões que descrevam melhor Anna Karenina.
O romance russo de Liev Tolstói foi adaptado a primeira em 1935, logo depois em 1948, 1985, 1997 e recentemente em 2012, tendo como protagonista nossa amada Keira Knightley (Orgulho e Preconceito) e Aaron Taylor-Johnson que faz o par romântico com Keira.
Anna Karenina : Foto Aaron Taylor-Johnson, Keira KnightleyAnna tem seu primeiro contato com o Conde Vronsky é marcado por um suicídio de um indivíduo que se atira sob os trilhos da estação de trem. Esse é o primeiro pressagio de Anna sobre Vronsky, e a partir daí o romance dos dois está destinada á tragédia. Vale lembrar que Anna é casada com o prestigiado Alexei Karenin com quem tem um filho.
Desde o primeiro beijo do Conde sob a mão enluvada de Anna é só o começo de uma vida arruinada. A trama não gira só em torno de Anna e o Conde, como também mostra uma pretendente de Vronsky, Kitty (Alicia Vikander) que é logo esquecida pelo rapaz quando vê Karenina.
Todo o ardor do casal é demonstrado sem vergonha no baile, durante uma dança coreografada com passos precisos e belíssimos, e naquele momento o mundo parece ter parado, e mais ninguém naquele salão importava, nem mesmo a frenética Kitty desesperada em partilhar uma dança com ele.

Anna Karenina : Foto Alicia VikanderDe volta a São Petersburgo, Anna naturalmente não consegue esquecer o Conde, nem mesmo na presença do marido, e acaba cedendo facilmente aos encantos de Vronsky até que ela finalmente seja infiel á Karenin - o marido, naturalmente tenta impedir de cometer uma grande estupidez de ser vista com outro homem, porque, naquela época, ser infiel ao marido era como cometer um crime, ela seria desprezada pela sociedade.
Dito e feito. Anna é desprezada por todos da alta sociedade, se encontrando ás escondidas com o Conde, e depois de sua gravidez, ela acaba de expondo, aguentando á todos os comentários e insultos.
Por incrível que pareça, Alexei não faz escândalo sobre isso por se importar demais com Anna.
Ao decorrer do filme é visível a tolerância da protagonista sobre os rumores e insultos. Já Vronsky não aceita tão bem, apesar de amá-la.

Anna Karenina : Foto Aaron Taylor-Johnson
Não há palavras melhores para descrever o cenário a não ser teatral. O cenário do filme é criativo, não é muito usado paisagens ao ar livre, não há outro filme que não mereça as indicações na categoria de Melhor design de produção, melhor fotografia e melhor figurino.
A simplicidade de usar o mesmo teatro é o toque de criatividade do filme, no mesmo teatro já foram arrumados o salão de baile, a casa do irmão de Anna, o quarto do filho de Anna, e muitas vezes paisagens que deveriam ser ao ar livre.
O figurino é nada mais do que maravilhoso. O inverno da Rússia não impediu os personagens de usarem nada menos do que vestidos com espartilhos apertados e joias exuberantes, e nada melhor para complementar o visual do que um casaco caríssimo de pele.

Anna Karenina : Foto Keira Knightley
E para quem sentiu saudades do adorável Sr. Darcy em Orgulho e Preconceito, ele está presente no filme ao lado da Keira novamente, fazendo o papel de irmão de Anna. Ele - Oblonsky - mostra-se muito preocupado com as aparências sem ser de um jeito esnobe, e até ajuda um amigo á conquistar Kitty.
Konstantin Levin é um rapaz que vive no campo, e a humildade é quase que inaceitável pela sociedade russa. Oblonsky o veste adequadamente para Levin pedir a mão de Kitty que recusa o pedido pela primeira vez por estar cegamente apaixonada por Vronsky e mais tarde se casa com Levin e está realmente apaixonada por ele, afinal na época, não existiam "namoros", eles faziam o estilo de tudo ou nada. Ou seja, casamento. Os dois se mudam para o campo e tem uma filha.

Anna Karenina : Foto
Evidentemente Anna não consegue suportar por muito tempo esse romance, o anulamento do casamento com Alexei não foi permitido - uma vez unidos por Deus, só Ele pode separar -, as críticas da sociedade contra a protagonista são cada vez mais frequentes cada vez que ela faz uma aparição publica.







Para saciar sua fome, eis o trailer: 






 
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal