sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Livros Entre Linhas: Os Portões


Nome do Mundo: Os Portões or The Gates.
Universo: Samuel Johnson
Do Mesmo Planeta:
2°: Hell's Bells (UK)
3°: ?
Dimensão: 304 páginas. 
Criador: John Connolly.
Data de Nascimento: 
BRA:  2013 / UK: 2009
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Bertrand Brasil.
Onde Obter: Saraiva - Submarino - Americanas
Relatório Completo: Skoob
Sinopse: Todo mundo acha que Samuel é um menino muito estranho: os professores não o levam a sério, a mãe o deixa de castigo por viver sempre no mundo da lua e o vigário da cidade foge quando o vê, ele faz perguntas muito difíceis!. Só Boswell, seu cachorro, o entende de verdade. Como se as coisas não pudessem piorar, uns vizinhos de Samuel resolvem mexer com forças ocultas, só por diversão, e acabam abrindo uma passagem transdimensional direto para o Inferno. Agora, dominados por entidades nada simpáticas, eles pretendem abrir os portões do Inferno e soltar os cachorros, ou melhor, demônios. As criaturas mais desagradáveis, repulsivas e más estão para invadir a Terra, e não virão sozinhas. Seu líder, um cara tão mau que é conhecido como Grande Malevolente, também quer participar da festa de destruição do nosso mundo.

HEY, FOLKS! Como andam as maravilhosas férias? Espero que tenham feito jus ao "maravilhosas". Hoje vim recomendar esse livro perfeito para quem quer dar umas risadinhas malignas ou sair do buraco negro da ressaca/tédio que talvez você tenha entrado.

Esse livro nos conta uma aventura que Samuel viveu, um menino de nove anos (ou por ai), cuja personalidade já indica traços de bizarrices (awn, identificação total!). Na escola, Samuel é uma Hermione-perguntadora, a ponto de usar filosofias para defender uma possível falta de criatividade (ou excesso, vamos ver o copo meio cheio) para fazer seu projeto e deixar professores loucos, (quem não gostaria?). 

Mas quando Samuel volta para casa, descobrimos que as coisas não são tão engraçadas. Samuel ainda não consegue lidar muito bem com o divórcio dos pais e com a ausência do pai. Muito menos sua mãe que ainda não aprendeu a dar atenção ao filho e o trata como se fosse uma constante fonte de problemas corriqueiros. Mas Samuel possui um amiguinho para compartilhar a pontada de dor que sente toda vez que olha para o carro do pai ainda estacionado na garagem, seu cachorro, Boswell, e cachorros inteligentes e fofos são sempre bem vindos.


"Os adultos dizem muitas coisas que, na verdade, não querem dizer, em geral, apenas para serem educados, o que não é ruim. Também dizem coisas que são exatamente o oposto do que parecem querer dizer, como:
1. “Para ser totalmente sincero…”, o que significa “Estou contando uma grande mentira”;
2. “Estou ouvindo o que você está dizendo…”, o que significa “Estou ouvindo, mas, na verdade, não estou escutando e, de todo o jeito, não concordo com você”;
e
3. “Não quero ser indelicado…”, o que significa “Quero ser indelicado”.

Existem pessoais que usam esses tipos de frases com mais frequência do que todas as outras e que se tornam muito boas em usá-los para evitar responder  a perguntas ou contar a verdade por completo. Essas pessoas são conhecidas como “políticos”.

Mas eis que um dia, Samuel volta para casa já mentalizando as torturas que passará na mão de sua babá malvada, (nota de rodapé-só-que-sem-rodapé: que me lembrou MUITO a Vicky dos Padrinhos Mágicos!). Porém, no caminho, Samuel espia o porão de seus vizinhos suspeitando de algo e descobre que eles, entediados, decidiram convidar uns amigos para fazer um ritual aleatório. O resultado? Eles apenas abriram uma passagem para o Inferno e alguns demônios já aproveitaram a oportunidade para sair e... arranjar novos corpos, se é que vocês entendem.





Agora, o problema de Samuel, além de ter vários demônios o perseguindo por ser o único a saber do perigo que o planeta corre, é fazer algum adulto acreditar em suas palavras. 

O livro é extremamente fluído e hilário de se ler. O autor deixa o nerdy que existe dentro de si florescer e isso gera várias piadas dentro de explicações físico-químicas sobre determinadas coisas totalmente aleatórias, mas interessantes (sim, e esse é o meu lado nerdy, desculpa sociedade). Você sabia que talvez haja partículas do Elvis vivendo em você? Apenas comento. Além do mais, ele brinca com temas obscuros e claro que nada menos sairia disso do que um espetacular humor negro sobre inferno e demônios. E até o final do livro você irá perceber que se apegou a um demônio muito malvadamente fofo, eu avisei! Apesar de tudo o livro não deixa de ser leve e por isso recomendo para qualquer faixa etária.

Acho que Os Portões pode ser comparado com Monstros S.A já que brinca com essa temática de coisas que tememos na infância (ou durante a vida inteira, afinal, que atire a primeira pedra quem não apaga a luz do banheiro e sai correndo), e transforma em algo gostoso e divertido, aproveitando o máximo da temática para criar elementos e personagens peculiares na construção da trama.

Como eu disse, perfeito para quem está entediado, afinal, acho muito melhor ler do que fazer um ritual para abri os portões do inferno! (Ao menos que seja para Nárnia, nessa caso podemos conversar). 

QUATRO POKEBOLAS, POIS NÃO ACHEI FOTO DE DEMÔNIOS TÃO FOFINHOS QUANTO O NURD. E UMA DICA, NÃO DEIXE PARA LER NO HALLOWEEN!


FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal