domingo, 26 de janeiro de 2014

Livros Entre Linhas & Depósito da Pipoca: O Iluminado



Heeeeeey people! Finalmente perdi a preguiça... Ou parte dela e arranjei um tempo para resenhar este especial. Enjoy it!


Nome: O Iluminado.
N°páginas: 313.
Autor: Stephen King.
Editora: Objetiva.

Duração: 2h 26min.
Diretor: Mark Herman.
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Philip Stone
Gênero: Terror, Suspense
Nacionalidade: Reino Unido.
Lançamento: Livro: 1977 /Filme: 1980
Relatório: Livro / Filme (1°versão).
Sinopse filme: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.


Sobre o livro.
É a segunda obra de Stephen King que eu leio (depois de Carrie, a Estranha), por que eu realmente gostei da atmosfera que o autor cria em suas obras. Um verdadeiro terror psicológico se instaura em O Iluminado.
Jack Torrence arranja um emprego como zelador do hotel Overlook. Ele se muda com a família para o Hotel, assim ele cuida do lugar em tempo integral. A descrição em si do processo me dá medo, não por que o lugar é descrito como assombrado, mas a história do Overlook é meio perturbadora.
Danny é o filho do casal Torrence e ele é Iluminado. Isso quer dizer que ele consegue ver coisas, e a primeira vista o hotel Overlook não parece ser um bom lugar para se viver.
A coisa esquenta quando a família enlouquece dentro daquele hotel, presos no alto da colina (localização do hotel) pela nevasca. Jack Torrence começa a beber novamente (ele tem problemas alcoólicos) e Wendy sente que precisa se proteger do seu próprio marido.
A família então começa a ver um baile que aconteceu no Hotel há muitos anos, e uma mulher que morreu no quarto 237. Jack Torrence enlouquece por completo.

Sobre o filme: Versão de 1980.


O Iluminado : Foto Stanley Kubrick


É a versão mais clássica do filme.  A capa do já me dá medo, com os olhos esbugalhados de Jack.

Minha primeira impressão da versão foi que ele focou mais nos dons de Danny, o que não é algo ruim, já que o diretor, Stançey Kubrick é perfeccionista (my bro!). A cena em que Wendy está tentando afastar Jack nos degraus na recepção com um taco foi gravada várias vezes.




Outro ponto positivo foram as cenas como as irmãs gêmeas que só Danny consegue ver, e o sangue inundando um dos corredores do hotel. 
Apesar de toda a tensão, só ocorre um assassinato em todo o filme.

O Iluminado : Foto Shelley Duvall, Stanley KubrickNos passeios de Danny pelos corredores, você fica na expectativa de sempre encontrar algo a cada virada que ele faz, e a música de fundo aumenta a tensão. Uma das cenas mais incríveis do filme é quando Danny escreve Redrum (MURDER ao contrário) na porta, totalmente em transe.

Warning!
Apesar de o filme ser ótimo, ele não é fiel ao livro! Alguns detalhes o deixam "infiel". Como, por exemplo, o labirinto que aparece no final do filme.
-No livro são arbustos em formas de animais;
-Jack utiliza um machado, enquanto no livro é um taco de roque;

O Iluminado : Foto Stanley Kubrick
-SPOILER ALERT! O chef de cozinha não morre no livro, mas no filme ele morre facilmente;
-STILL A SPOILER ALERT! Jack morre no labirinto na versão do filme, enquanto no livro ele morre na explosão do Overlook, enquanto Wendy, Danny e Sr. Halloran fogem do Hotel.








Versão de 1997.

Vi apenas algumas partes desta versão, como o final apenas para comparar com o final da versão mais antiga. E a primeira vista eu... Detestei! Mas quem busca fidelidade ao livro, é uma boa opção.
O garoto que interpreta Danny nesta versão não tem nada de assustador. Vamos lá, é um filme de terror! Uma versão trash, e muito Hollywoodiana estragou a visão que eu tinha do livro.
Enquanto os autores da versão de 1980 parecem ter se empenhado mais na atmosfera assustadora (claro que a trilha sonora do filme ajuda).

Outro ponto é: a primeira versão foca mais na atmosfera assustadora, mostra detalhes do hotel, enquanto a segunda versão recorre a mais diálogos do que cenas do próprio hotel.

Uma das cenas do filme de 1980:


E o filme completo da versão de 1997:




Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal