segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Livros Entre Linhas: A Dança da Floresta



Nome do Mundo: A Dança da Floresta.
Universo: Série Wildwood.
Do Mesmo Planeta:
2°: O Segredo de Cybele.
Dimensão: 376 páginas.
Criadora: Juliet Marillie.
Data de Nascimento: 
BRA: 2008./US: 2007.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Prumo.
Onde Obter: Saraiva - Livraria Cultura - Submarino 
Relatório Completo: Skoob.
Sinopse: Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo mítico e um castelo na Transilvânia... Jena, uma garota de 16 anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde pequeninas, em toda noite de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde dançam com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas. Porém, elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, vai para uma região onde o inverno é mais ameno. Jena e sua irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. Para piorar, sua irmã se apaixonara por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante da floresta...


Talvez uma pergunta esteja pairando na sua mente agora: O que me fez levar a ler esse livro? Bem, até hoje me pergunto isso, mas o importante foi que li e não me arrependo nem um pouco disso. Depois de prestar atenção nessa capa e ler essa sinopse, já imagino o tipo pensamento que você provavelmente teve, em suma "ARRG!". Yup, também pensei a mesma coisa quando vi a capa escorrendo purpurina e li esse negócio de Barbie e as 12 Princesas Bailarinas que chamaram de sinopse. 

Mas o livro não é nada disso, por MUITA sorte. Eu comecei a leitura com um nariz máster torto, pois pensava que teria de passar quase 380 páginas em livro meloso e maçante, tanto que o primeiro capítulo só confirmava minhas suspeitas, para minha não-alegria, mas a primeira reviravolta no livro, a que fez minha opinião começar a mudar totalmente, só deu início para as inúmeras que se seguiram.

A história é narrada por Jena, uma menina de 15 (sim, a sinopse está errada, tsc) que mora em num castelo humilde na Transilvânia, (que é tipo, uma mansão Eike Batista aqui no Brasil), junto com alguns empregados, seu pai e suas irmãs, Tati, Iulia, Paula e Stela, creio que seja nessa ordem. Sim, a mamãe partiu desta para melhor, então o pai ficou responsável por esse papel e acrescento que é interessante o fato de a autora não forçar nenhuma desgraça seja familiar ou não para a história parecer mais dramática ou os personagens terem de passar por mais obstáculos. Os próprios elementos criados já conspiram para que o livro tenha um pouco de tudo em quantidades certas. Logo menos vocês entendem e.e (ou pelo menos tentarei explicar melhor, whatever).

Bem, certo dia o pai das irmãs ficou com uma grave doença pulmonar e o clima da região não contribuía em nada para sua melhora, então o mercador decidiu partir em uma viagem para um lugar com clima mais favorável para sua recuperação, deixando nas mãos de Jena o cuidado com os negócios da empresa e da casa.
Outro detalhe legal de ressaltar é a personalidade de Jena, nossa protagonista narradora. Esqueça aquela típica mocinha de Young Adult, que vive em mais conflitos internos que o número de problemas que ela tem de enfrentar para salvar o mundo, mas se preocupa demais em conseguir que aquele bad-boy seja seu namorado. Feito esse Ctrl +Alt + Del, Jena é aquela personagem que sempre quis ter nos livros. Possuidora de uma inteligência admirável, Jena mergulhou se cabeça nos negócios do pai e ainda disposta a enfrentar os problemas da casa, não só as necessidades básicas, mas também os interesses das irmãs. Mesmo sendo a segunda irmã mais velha, todos a admiram pelo seu senso de liderança e de responsabilidade extrema com seu dever. Mas antes que a imagem de alguém totalmente durona e com uma armadura de sentimentos impenetrável apareça na sua mente, o fato de a narrativa ser em 1° pessoa nos faz conhecer a pessoa por trás de tudo isso, com defeitos, planos e medos. E esse é um dos motivos que fez a Juliet, autora do livro, entrar para meu selecionado hall de autores preferidos.

"Quando eu vira aqueles seres pela primeira vez, achara que eram fadas, embora fossem bem mais altos e elegantes do que as fadas que eu imaginava na infância. Suas roupas eram feitas de folhas, teias de aranha, hera, cascas de árvore e penas, e seus rostos não eram realmente humanos, algo um pouco mais assustador."

Continuando a história: Jena estava conseguindo administrar muito bem os negócios do pai, até que entre em cena seu primo César, que praticamente cresceu brincando ao lado de Jena. Mas acho que o fato de César ser o responsável pelas maiores catástrofes do livro irá tirar esse "AW, que bonitinho!" que a última frase te fez pensar. Tudo por causa de um acordo disfarçado de brincadeira de criança. Não vou entrar em maiores detalhes, se não mode spoilers on, mas quando Jena era criança e brincava perto de um lago junto com seus primos César e Costi que era o mais velho, uma bruxa chamada Draguta (penei para decorar e principalmente pronunciar esse nome) ofereceu uma proposta para as três crianças: aquilo que você mais deseja em troca daquilo que mais ama. Coisa linda de se fazer com uma criança, certo? E você ai jogando Uno, whatever. Acontece que por alguma razão, Costi nunca mais apareceu e desde então, César e Jena se culpam pela perda. Isso meio que formou um elo entre eles, onde um quer proteger o outro. Mas César acaba exagerando quando resolve tomar conta dos negócios do tio e deixar Jena fora do comando.

OKAY, agora uma pausa nisso tudo!

Enquanto toda essa parte da trama se desenrola, Jena e suas irmãs têm algo a esconder. O segredo de onde passam toda primeira noite de lua cheia do mês. (Não, elas não viram lobisomens... pera, como é a versão feminina de lobisomem?).  Desde aquele encontro com Draguta, Jena e suas irmãs ganharam um passe livre para visitar a festa da Lua Cheia do Outro Reino, que é uma espécie de mundo mágico escondido em meio ao mundo mortal, habitado por serem mitológicos. Quer deixar uma viciada em literatura fantástica maluca e feliz? Esse é o jeito certo. Ao longo de muitos anos, as irmãs foram bem vindas e tratas nesse lugar misterioso e todas viam aquela oportunidade como um breve escape dos problemas no mundo normal. Mas agora com César no controle de tudo e ameaçando fazer vistorias, o portal que as leva para o Outro Reino está ameaçado ser descoberto por outros humanos e suas intenções não são bem dançar all night long. 

E para completar, a irmã mais velha, Tati, se apaixonou por um rapaz que anda com os Seres da Noite, uma espécie de vampiros genéricos e que não brilha. Seu nome é Triste e acho que isso dispensa explicações. Além de esse ser um amor impossível, para ajudar ainda mais, Tati não consegue fazer mais nada além de pensar em Triste, (ainda bem que ela não foi à protagonista).


"Era Ileana, anfitriã daquela celebração e rainha do povo da floresta, atravessando a Clareira das Danças. As pessoas diziam que em sua coroa havia uma pena de cada pássaro que habitava seus domínios."

E eu ainda nem mencionei Gogu, o sapo melhor amigo de Jena que vive em seu ombro e faz telepatia com ela. Bom, pelo menos um consegue entender o pensamento o outro. Antes eu achava que ele seria só mais um atributo que dava a certeza que além de água com açúcar, o livro seria infantil, but WOW, não lembro se já estive tão enganada na minha vida. Reviravolta é pouco para tentar explicar sem spoilers o quando esse sapinho nos engana.

Tendo em mente que está prestes a perder a casa, os negócio do pai, os empregados, as irmãs e a própria confiança, Jena decide partir para um recurso arriscado que é seguir o conselho dos Seres da Noite. E onde isso irá terminar? ~~lê clima de suspense. ~~ Fim da explicação da história. 

So, acho que já deixei claro o quanto a escrita da autora salvou o livro por completo. Se ela não fosse tão completa, envolvente, primorosa e rica na medida certa dos detalhes (eita merchã), creio que não passaria de uma releitura do conto das Princesas Bailarias e A Princesa e o Sapo. TODOS os personagens, sem exceção, refletem um bom planejamento de personalidade, tanto que apenas com diálogos fica nítida as diversas personalidades. Você se sente no meio de uma conversa no grupo de amigos. As descrições de troca de cenário, figurinos, cores e tudo o mais são encantadores e bem imagináveis. O quesito "romance" que sempre escorre excessos em livros escritos para o público YA, nesse livro é bem dosado o que te faz querer que tudo dê certo para todo mundo, (e não que o casal morra de uma vez para acabar com as chorumelas).

ESTOU FINALIZANDO, PROMISS! Se por um lado a história entrou para meus favoritos sem demora, a editora pecou e feio na edição. Essa capa espalhafatosa e escorrendo enfeite, onde a Jena tem esse pescoço à la Candase do Phineas e Ferb retira total as expectativas positivas e não é bem essa a ideia de "mágica e fantasia" que viso em um livro. Quando a diagramação, as páginas brancas, início de capítulo sem graça, sem contar que as páginas parecem terem sido comprimidas para o livro não parecer tão grosso só tira ainda mais o encantamento fazendo as pessoas pensarem 398439483 vezes antes de pegar o livro numa livraria e muitíssimo menos comprar.

Dê 1 a 5, minha nota seria a quantidade de filhas que o pai de Jena teve. Yup, 5. Mas seria preciso frequentar 4839428793284 festas de Lua Cheia do Outro Reino para sentir o encantamento mágico que esse livro me fez viver.

Ele tirou delicadamente meu cabelo de cima do meu pescoço, e seus lábios tocaram o local onde ficava quando era um sapo, logo abaixo de minha orelha esquerda.
- Há anos eu quero fazer isso - sussurrou Costi - É mais maravilhoso do que eu esperava. Você não imagina os pensamentos que passaram pela cabeça do seu sapinho, Jena. Ele jamais ousou dividi-los com você 

Aqui está 5 Gogu's mais másculos que eu encontrei. Imagina que sonho fazer telepatia com um deles? Wow Wow (NNNN)




FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal