sábado, 19 de outubro de 2013

Livros Entre Linhas: Melancia

 



Nome do Mundo: Melancia.
Universo: Família Walsh.
Do Mesmo Planeta: 
2°: Férias
3°: Los Angeles
4°: Tem Alguém Aí?
Dimensão: 490 páginas.
Autora: Marian Keyes.
Editora: Bertrand Brasil.
Onde obter: Saraiva - Submarino - Americanas - PDF
Conselho: Fácil de se achar em sebos.
Sinopse: Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, paea convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...


Pergunta clássica: a história é sobre uma melancia?
É, enquanto eu lia ele na escola, já me fizeram esta pergunta um milhão de vezes. Afinal o titulo não revela nada sobre o assunto do livro ( e por causa disso eu quase fiz as pessoas engolirem o livro; versão econômica.. bem mais fácil). Respondendo a pergunta: O titulo se dá por que Claire fica com a aparência de uma "melancia com pernas" no período da gravidez.
"Supere isso e, se não puder superar, supere o vício de falar a respeito."
Bom, vamos lá. O enredo é sobre Claire Walsh, ela acaba de ter um bebê e de ser abandonada pelo marido bem na sala do parto. Claire tem a reação esperada, é claro que ela surta e fica em um período de depressão - afinal, ela foi largada pelo pai da criança.
Desolada e triste, Claire volta para a casa de seus pais na Irlanda junto com sua filha, deixando Londres e seu marido para trás. A situação de Claire é tão precária que quando ela sai do momento depressão, tira sua camisola cheirando a bebida e suco de laranja que ela usou por semanas e passa um pouco de maquiagem, sua filha chora por não reconhecer o monstro que ela era.
Meu lema era: ‘Sempre deixe pra amanhã o que está programada para hoje. E se puder evitar fazer isso até a próxima semana, então ainda melhor’.”
Sim, a Claire e seus devaneios atrapalham a leitura no seu período de depressão, nem a família dela escapa de sua brutalidade, ela mal suporta ver novelas românticas que atira vasos caros na parede. É preciso ter paciência para ler o livro sem ter a vontade de abandoná-lo, já pulei algumas páginas, confesso, pois Claire narra seus sentimentos em muitas páginas. Pura depressão, affe!
O livro melhora quando essa fase "minha vida não faz mais sentido" passa, ela recomeça sua vida com outro homem, dá entrada nos papéis de divórcio, seu marido se recusa a assinar os papéis e diz que ainda a ama... Opa! Claire amadurece nessa parte, quase me fez esquecer da mulher chorona que ela foi no começo do livro.
"Quem é o encarregado aqui? Gostaria de me queixar da minha vida.”

Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal