sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Livros Entre Linhas: Eragon



Nome do Mundo: Eragon.
Universo: Ciclo da Herança.
Do Mesmo Planeta:
2°: Eldest.
3°: Brising.
4°: Herança.
Dimensão: 460 páginas.
Criador: Christopher Paolini.
Data de Nascimento: 
BRA: 2003. / US: 2002.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Rocco.
Relatório Completo: Skoob.
Onde Obter: Saraiva - Livraria Cultura - Submarino - PDF
Sinopse: Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.


HEY VOCÊ, FÃ DE FICÇÃO FANTÁSTICA, DRAGÕES, ESTILO MEDIEVAL, COM DIREITO A BATALHAS E ESPADAS VESTIDAS DE SANGUE, MAGIA, FEITIÇOS, PREVISÕES DO FUTURO E UMA GRANDE PROFECIA SE REALIZANDO. SÓ UMA DICA: Esse é seu livro.


Comprei esse livro na Bienal de 2012 em São Paulo, e já é raro eu comprar livros sem a certeza de que vou gostar, (tudo bem que já dei meus vacilos, mas continuando), e como eu poderia resistir uma sinopse tão promissora e WOW, essa capa com a dragão Saphira, que bem que poderia seguir carreira de modelo. Mas chega de falar besteira, Bea, faça uma resenha descente, por favor. Bem, ao menos tente.

Right, sabe aquele clima de Senhor dos Anéis, toda aquela história épica e tudo o mais? É por ai. E como todo bom livro onde o autor se deu o trabalho de criar todo um mundo novo, língua, povos e cultura que se prece, não podia faltar um mapa e glossário com os termos das macumbas palavras no outro idioma usado. E tem até guia de pronúncia! Nota: não leia em voz alta perto dos seus pais, as chances deles chamarem um exorcista são um pouco altas! 

Once Upon a Time, um reino chamado Alagaësia, numa fazenda com nome Carvahall, (eita cara que gosta de nome complicado) onde morava um jovem de origem simples e humilde chamado Eragon (What a surprise!). Certo dia, Eragon estava indo caçar honestamente para sustentar a família antes de o inverno chegar (Oi? Guerra dos Tronos?), numa zona perigosa e proibida, mas sabia que lá haveria comida. De repente acontece uma explosão de sentimentos, quando avista uma estranha pedra azul e estranhamente aveludada, mas assim que a segurou, uma marca no formato de meia lua foi impresso da sua mão. (Tecnologia Epson). 

A partir dai sua vida nunca mais foi a mesma, (Momento final de capítulo Avenida Brasil).

A pedra/ovo choca e quebra, revelando um bebê dragão, que dá muita vontade de apertar e transformar num bichinho de pelúcia (não quis dizer empalhar, okay? Quero preservar os da minha espécie!). A pequena dragão foi crescendo e ficando cada vez mais difícil de esconder, afinal, se já difícil convencer os pais a comprarem um cachorro ou gato, imagine aparecer na porta de casa, com um dragão do tamanho de uma árvore, SEM COLEIRA e perguntar "Pai, posso ficar com ele?" Hm, acho que a resposta incluiria um chinelo ou um cinto, don't know.

Whatevera ligação entre Eragon e o dragão, Saphira, se intensifica cada dia mais e apesar de todo o sigilo, um segredo tão grande não conseguiria se manter por muito tempo. As consequências?  Sua casa e família destruídas. Mas ele não era o único a guardar segredos. Eragon descobre que passou a vida com uma família adotiva :O Mas a meu ver, essa informação foi mais para criar comoção do que ser relevante para o andamento da história.

Enfim, Eragon parte para o único lugar onde acha que pode encontrar auxílio: a casa de um velho que vez ou outra conta história dos antigos tempos para todo o vilarejo, quando ainda existiam Cavaleiros e seus Dragões, quando os Elfos mantinham contato com a raça humana e os anões não eram TÃO rabugentos. Ah, bons tempo, não é?


Saphira: "Você tem certeza de que não está ferido?" Eragon: "Pelo menos, no lado de fora... mas não tenho tanta certeza quanto ao resto de mim."

Com o decorrer do livro, Eragon aprende muito sobre a história de como era antes da grande guerra e no que todo mundo acreditava ser a extinção dos dragões, (mas nossa raça é mais forte!). Por isso todos têm vivido com medo e vigiados por mais de 100 anos. Até agora, Eragon aparente será a carta na manga para mudar tudo isso. Um herói jovem e inexperiente carregando o peso de todo um mundo. WOW, inovador, não?



Certo, faço uma pausa para comentar certa coisas. Sei quais são as críticas negativas a esse livro e a maioria foi pelas pessoas esperarem um livro inovador and people, vou admitir que esse livro escore clichês e aquele clima de suspense de final de capítulo que todo mundo sabe que terminará tudo bem no próximo, entre outras coisas. A mitologia também não é novidade para ninguém, afinal, quem nunca leu algo com anões e afins? 
Mas ninguém pode sair assassinando o trabalho de um autor iniciante, e isso não é muito revelante!, que gosta de fantasia e começou a escrever uma história no Ensino Médio. E não estou defendendo porque me identifico com esse ponto, simplesmente se alguém não gosta de desse tipo de ficção, por que então vai ler? Eu respeito e aceito as críticas negativas, of course, todos tem direito e disponibilidade de fazer e sofrer esse tipo de coisa, mas em algumas delas as pessoas simplesmente abandonam o bom senso e moral. Não costumo escrever coisas assim em resenhas, mas a quantidade de comentários negativos a essa série me surpreendeu, sendo que eu gostei, mas antes me preparei para não esperar A GRANDE HISTÓRIA DO MILÊNIO.

Okay, chega de momento polemic. O nome do velho que ensinou umas mandingas é Brom e ele também tem seus segredos e.e Yup, reina segredos e intrigas, mas não é like Revenge.

Enfim, galerinha, não vou contar mais que isso, pois quero PESSOAS QUE TEM UM GOSTO QUE SE ENQUADRE NAS CATEGORIAS QUE CITEI NO INICIO DA RESENHA, leiam.

About the characters: Eragon não me irritou nem teve nada daquela explosão de simpatia por ele. Não que o achei chato, mas caso ele estivesse prestes a morrer, perguntaria se eu poderia ficar com Saphira. Simples assim.

Saphira foi uma dragão agradável. Me incomodou um pouco seu jeito anciã dona de toda e completa sabedoria, uma Atena em escamas e asas. Mas, qual é, não tem como um dragão me irritar. Não um dragão de verdade, vulgo Firelight, mas deixa isso para outra resenha.

About o trabalho gráfico da editora: os detalhes dourados da capa são bonitos, as páginas amareladas, (que era para ser não mais que a obrigação, mas okay) ajudam muito a tornar a leitura agradável. O único problema é a fonte minúscula que usaram o que deixa o livro interminável e olha que já tem suas 460 páginas. Mas sim, eu entendo que se aumentassem um pouco iria para 600 e ferrou-se tudo.

"A língua descreve a natureza verdadeira das coisas e não o aspecto superficial que todos veem. Por exemplo, o fogo se chama brisingr. Esse não é apenas um nome para fogo, este é o nome do fogo. Se você tiver força o bastante, pode usar brisingr para que o fogo faça o que você quiser."

Um último detalhe: o livro não deixou a impressão de que o autor enrolou só para ganhar páginas. Eu achei a narrativa lenta, uma palavra melhor seria explicativa, acho, mas isso é diferente de maçante, fiquem atentos! Apesar dos furos que eu relevei já que o livro tem muitos detalhes, tanto do passado da civilização de Alagaësia e mitologia, e eu achava que tinha esquecido alguma parte das minúcias detalhosas (?), eu achei o final mal explicado. TUDO BEM, é série, tem que te um gancho, ainda há outros três livros, MAS MESMO ASSIM, foi rápido demais, como se o autor estivesse com medo de que atingisse 500 páginas. Tipo, cara tu já passou das 450, se eu encarei tudo isso, manda mais 50 para que vala a pena ler seu livro. Isso é o básico, mas okay, passa.


Se a nota fosse feita com dragões (criatividade mode quebrado), eu daria uma Saphira em crescimento e com capacidade para aprender e se desenvolver melhor. Mas ainda sim tem a onipotência de um dragão. Deu para entender? Não? Que bom. Por hoje é só, até a próxima.

Ah sim, um último detalhe: Sei que esse livro já foi adaptado e eu na minha esperteza não assisti, mas sei que a maioria não gostou, achou fraco, forçado e pelo que andei especulando, cortaram detalhes mais que essenciais para fazer a continuação e deve ser esse o motivo para não ter uma continuação! Mas para quem se interessar está ai a oportunidade. 

Trailer: 

Quatro dragões bem ferozes e perigosos como nota de Eragon. Saphira iria adorar tê-los como amigo.


FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal