terça-feira, 15 de outubro de 2013

Livros Entre Linhas: O Segredo de Cybele



Nome do Mundo: O Segredo de Cybele.
Universo: Série Wildwood.
Do Mesmo Planeta:
1°: A Dança da Floresta
Dimensão: 424 páginas.
Criadora: Juliet Marillie.
Data de Nascimento: 
BRA &US: 2008.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Prumo.
Onde Obter: Saraiva - Livraria Cultura - Submarino - PDF
Relatório Completo: Skoob.
Sinopse: A jovem Paula aventura-se por entre os cantos proibidos de uma misteriosa cidade e o mundo encantado do outro Reino. Mas ela poderá suportar os testes de bravura, sabedoria e amor verdadeiro? Na Istambul do começo do período otomano, época em que essa cidade era o coração comercial da atual Turquia, Paula vivencia verdadeiras provações humanas que envolvem os limites da religião muçulmana, o culto secreto à deusa Cybele e sua irmã desaparecida Tati. Essa expedição a levará a verdadeiros testes de bravura e confiança. 



Sim, inicialmente isso era para ser uma resenha dupla, mas vamos fingir que nada aconteceu, certo? Afinal, não é isso que mais fazemos no dia a dia? Simplesmente ignorar? Whatever.

Hoje vim falar sobre esse livro, mas isso é um pouco obvio. Enfim, minha experiência inicial com ele foi tão desastrosa quanto à primeira, digamos que eu não sei aprender com os erros, sorry me. Assim que li "Um assustador triângulo amoroso" na contra capa do livro, me desanimei quase que totalmente e minhas expectativas caíram para abaixo de zero. Tudo por causa dessa maldita forma geométrica que brota igual esponja em YAs. O meu ódio por isso também se multiplica tão rápido quanto. Mas sim, eu não podia estar mais enganada. Novamente.

Esse segundo volume conta a história de Paula, a estudiosa penúltima irmã mais nova, seis anos depois do término do primeiro livro. E segurem as lágrimas, mas nesse livro os antigos personagens aparecem pouquíssimo, e a autora dá um enfoque maior no novo cenário com breves explicações sobre o que aconteceu no livro anterior e nesses seis anos que se passaram. A história agora é narrada por Paula, e outro motivo para querer ler essa série são as protagonistas. Assim como Jena, Paula é uma garota determinada e com a cabeça no lugar, sempre preferindo ouvir a razão ao tolo/estúpido/idiota coração. E antes de pensem que Paula é uma cópia de Jena apenas com o nome disfarçado, a autora consegue sim diferenciá-las e é perceptível pela narração em 1° pessoas e seus pensamentos. Paula sempre gostou de ler (que leitor já não se identifica?), fala diversas línguas e procura entender melhor o mundo dos negócios do pai, já que sempre teve interesse em cuidar de algum comércio. Em suma, aprender a barganhar.

E olhe só, o livro praticamente escorre cultura: Paula e seu pai foram para Istambul, uma cidade tipicamente islâmica, e a autora teve o brilhante cuidado de fazer uma pesquisa aprofundada nos aspectos, políticos, sociais, culturais etc etc. Resumindo, você simplesmente se sente um turista no meio dos muçulmanos e achei super interessante conhecer mais da mitologia e costumes islâmicos, pois os ocidentais são extremamente preconceituosos com outras cultuas sem ao menos conhecê-la, isso é fato, e ler um livro que fala sobre outras civilizações sem ser por horríveis livros didático de história que você só lê para estudar para provas é uma experiência que recomendo a todos.


"Se um homem realmente ama... Ele não considera os obstáculos, as restrições, as razões pelas quais a sua escolha pode ser falaha ou impraticavel. Ela não dá atenção ao que os outros possuam pensar. Seu coração não tem espaço para isso, pois está cheio até a borda com a verdade indizível de seus sentimentos."

Well, Paula e seu pai, assim como inúmeros mercadores desde muitos séculos antes, estão atrás de um artefato chamado O Presente de Cybele, que é uma estátua esculpida a muito tempo por povos pagãos que adoram essa deusa, fazendo rituais considerados profanos para a cultura islâmica. Isso segundo o livro, course. Se realmente existiu tudo isso... Hm, que tal pesquisar? Whatever, um desses inúmeros mercadores se chama Duarte Aguiar, um pirata considerado perigoso por todos da região, por não ter um passado lá muito limpo e ainda quase invadiu o navio de Paula bem no momento em que ela estava desembarcando na cidade. Fácil classificar como "Tóxico, manter distância" depois disso, não é? O problema é vasto conhecimento e interesse por livros e estudos, e bingo! se você pensou que esse é o ponto fraco de Paula. Quer algo ainda mais difícil de resistir? O charme discado do pirata junto com seu sedutor jogo de palavras que faz qualquer dicionário se curvar perante tanta inteligência. E caramba: um pirata/capitão de um navio e tripulação, paga tudo que você quer comprar, mestre em xadrez e ainda te faz suspirar só com palavras? Wow Wow.

Sim, me critiquem a vontade por ser tão anti-romance nos livros e agora está elogiando uma das pontas do triângulo amoroso. Ah sim, se ainda não ficou claro, Duarte é uma das pontas do triângulo amoroso (;

Até aqui tudo parece estar perfeito, exceto por dois detalhes: Duarte na teoria é um inimigo² já que todos falam muito mal de sua reputação e ele deixa claro que quer O Presente de Cybele mais do que todos. E também um recente assassinato na cidade faz Paula procurar um guarda-costas, e para quem não sacou, não é nada menos que a terceira ponta do triângulo! Stoyan é um cara humilde, nascido e criado para aquelas bandas e agora trabalha para poder realizar o sonho da mãe: encontrar o irmão perdido. Com seus olhos âmbar, jeito acanhado e super protetor, do tipo que fica ao seu lado quando você acorda assustada depois de um pesadelo, o que Paula poderia fazer? Nem a durona Katniss resistiu a esse tipo de "aproximação".

Mas não se preocupem. Esse meu recente surto-de-menininha é devido à autora saber construir personagens tão bem feitos. Eles possuem passados e planos para o futuro. Justificativa para seus atos ou falta deles e ainda sabe preservar um ar de mistério que cada pessoa reserva ao esconder seus segredos em si mesmos.
OKAY! Sei que ficou confuso, mas só lendo para vocês entenderem o amor e capricho que ela teve ao escrever esses livros. Não é coisa de quem tá quase desmaiando, mas insiste em escrever, vulgo eu.


"- Não é para resolver agora - disse a anciã, aparentemente lendo meus pensamentos. - Leve-a com você, pense no seu significado e encontre a solução no devido tempo. Mas não se demore muito. Diz assim:

Água e pedra 
Carne e osso 
Noite e dia 
Rosa e espinho 
Árvore e vento 


Coração e mente."

Enfim, a história inicial gira basicamente em torno desses elementos, e com o andar da carruagem, o decorrer/avançar do livro, muitos outros detalhes vão sendo adicionados aos poucos: os sonhos estranhos que Paula tem tido com Tati e o Outro Reino, as visões mesmo acordada com uma mulher misteriosa, a preocupação em possuir O Presente de Cybele e vencer os outros competidores começa a ser substituída por outros fatores e assim vai. No final do livro, as reviravoltas são tantas que quem era amigo agora é o maior inimigo, o que todos queriam agora tem de ser oferecido etc etc

Está quase acabando gente, sei que minhas resenhas têm tamanho de monstros e.e

So, é uma leitura mágica com elementos dosados e deixa um gosto enorme de "QUERO MUITO MAIS!". As páginas finais são intragáveis ao mesmo tempo em que você não consegue parar de ler, não consegue acreditar que quase 430 páginas se passaram. Em nenhum momento a narrativa é lenta, enjoativa ou exaustiva. Quanto mais eu penso, mais a certeza de que os únicos pontos fracos dos livros são culpa da editora em deixar páginas brancas e essa capa que dá vontade de embalar para não passar vergonha quando estiver lendo em público. 

Resumindo tudo: Recomendo essa série de dois volumes mais para garotas cansadas da mesmice de YAs e querem/precisam/necessitam de um livro diferente, mágico, com todas as qualidades que todos procuram e mais um pouco de identificações pessoais.

Cinco estátuas de O Presente de Cybele e favoritado é pouco para convencer o mundo a ler esse livro.

E para representar a nota, como sempre faço, nada melhor que 5 papagaios inexiste do Duarte. Quem falar que é o Louro da Ana Maria Braga vai apanhar.



FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal