quarta-feira, 4 de setembro de 2013

6% Multiplayer: Jogos Vorazes


http://3.bp.blogspot.com/-a2oXtHB1Q0w/URPYYGOc1ZI/AAAAAAAABYs/wA2nVQPcqUw/s400/jogos-vorazes-suzanne-collins.jpgNome do Mundo: Jogos Vorazes.

Universo: Jogos Vorazes.
Do Mesmo Planeta:
2°: Em Chamas.
3°: A Esperança.
Criadora: Suzanne Collins.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Rocco.
Dimensão: 397 páginas.
Data de Nascimento:
BRA: 2011./USA: 2008.
Onde Obter: Saraiva - Submarino -Livraria Cultura PDF
Relatório Completo: Skoob.
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


*Acompanhamento:*
 Nada de Safe and Sound, chupa Swift, e sim Nickelback If Today Was Your Last Day.

Outra edição de Multiplayer! Sobrevivemos a todas as anteriores (algum de vocês já são Team Bea ou Team Isa? Não?)  hoje nossa briga é por Jogos Vorazes, o primeiro volume da saga com mesmo nome, hoje a batalha será um pouco mais tranquila... hm, será?  Que comecem os jogos, e que a sorte esteja sempre a seu favor (agora faz mais sentido dizer isso).

ROUND 1: Visão geral.
Isa: Já ouvi que a saga é um plágio de Battle Royale (livro com o mesmo enredo publicado no Japão em 1999), e se compararmos o enredo dos dois, podemos ver que possivelmente foi plagiado. De modo geral o primeiro livro me agradou por completo, já o segundo... É pra outro Multiplayer.

Bea: Creio que todos já estejam fartos do enredo desse livro, mas uma coisa não há como negar: Jogos Vorazes foi o precursor de todas as distopias que sugiram nessa última onda literária. Essa sou eu empregando eufemismo para modinha, kisses. Whatever, a verdade é o seguinte, eu esperava um pouco mais do livro. Talvez eu tenha gritado na vuvuzela antes do gol movida pela estardalhaço que ele causou em todo o mundo, mas eu não senti todo esse amor³³³ a ponto de colocar nos melhores livros que li. Ele me fez entrar numa ressaca literária ferrada? Sim. Me fez sonhar e sempre relembrar dos personagens e usá-lo como referência? Claro, mas eu ainda lembro da pontada de desapontamento que senti quando terminei o livro. Vocês vão querer me apunhalar, mas eu queria que houvesse mais coisa, mais acontecimentos, mais história, entendem?, não apenas sofrimento e narração @Katnissdo12.
Então, ouço a voz do lendário locutor, Claudius Templesmith, retumbar ao meu redor.
— Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!”
ROUND 2: O que mais gostou or mais xingou.
Isa: O enredo (plagiado) do livro me agradou muito, é uma atmosfera que você não vê em nenhum outro livro, e às vezes é bom sair da mesmice. Os personagens são... Ok. Me agradam, mas o triângulo amoroso que se forma no final do primeiro e no começo do segundo já tira a exclusividade. Cenas de distopia também contam ponto positivo no meu placar.

Bea: Eu entro em um belo impasse nesse quesito. Mas vou tentar não embaralhar tanto. Gostei da forma como de certo modo as coisas acontecem rápido, mas isso é bem relativo de acordo com a metade do livro, por exemplo, uns 40% intermináveis do livro são os dias que antecedem a abertura dos Jogos, eu não queria saber detalhadamente o que eles comeram e usaram, QUERO PANCADARIA, MEU! E achei que restou menos espaço do que deveria ser para os Jogos em si. "O nome do livro é Jogos Vorazes, faça o favor de se concentrar neles, srta. Collins", isso resume tudo. Estrelinha para Katniss por ter sido na maior parte do tempo uma protagonista diferente do usual YA que estamos acostumados. Vocês mesmas, robôs e clones programados para serem Bella...não que já não aja como um, enfim. E vamos admitir que a Suzane gosta de por nome complicado nos personagens, come on!, eu me irritava às vezes.
Não posso demonstrar fraqueza. Principalmente se preciso de ajuda. Pena não traz ajuda alguma. Já admiração diante de sua recusa em se entregar pode trazer
FINALE: Adaptação para o cinema.
Isa: Pelo o que me lembro, a adaptação foi bem fiel ao livro, já que faz algum tempo que eu vi o filme, mesmo assim eu prefiro o livro ao invés do filme.

Bea: Sinto lhes informar, mas a Tributa fajuta aqui AINDA não assistiu ao filme, shame on me!, I know. Mas pelo que andei caçando por ai, não foi lá uma das melhores adaptações pelo fato de focarem mais do bendito triângulo amoroso (vontade de mandar essas formas geométricas de 3 lados para o Triângulo das Bermudas, mas deixo isso com o Percy, demi-gods understand), do que na crítica à sociedade que o livro nos mostra pelas entrelinhas. E coloca entrelinhas nisso, achei que essa tal crítica ficou encoberta demais pelo drama central, de modo que mal considero relevante. 1984 para esse povo.
A novidade é absorvida. Dois tributos podem vencer esse ano. Se forem do mesmo distrito. Ambos podem viver. Nós dois podemos viver.
Antes de conseguir me conter, pronuncio o nome de Peeta.
ROUND EXTRA: Julgando pela capa?
Isa:  Em nenhum momento eu pensei "essa capa é linda, portanto o livro será maravilhoso", até por que eu já vi capas melhores, mas o broche do Tordo é totalmente de acordo com o enredo. Já ouvi muitas reclamações dos leitores com a Rocco, mas não vi nenhum "defeito" neste livro, portanto a editora está de parabéns.

Bea: Convenhamos que essa capa é incomum e por isso chama tanto a atenção, afinal, todos procuram por livros com capas chamativas, e essa chama a atenção de certo modo, afinal exclua todo o conhecimento que você tem pela história e finja ser a primeira vez que vê a capa. Toda preta com o tordo do broche, o símbolo da revolução e tudo o mais, mas e se não soubesse? Ficaria com vontade de ir para o passo 2 e ler a sinopse, certo?






Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal