segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Livros Entre Linhas: Por Isso a Gente Acabou


Nome do Mundo: Por Isso a Gente Acabou.
Único em Seu Universo.
Dimensão: 376 páginas
Criador: Daniel Handler (Lemony Snicket.)
Data de Nascimento: 
BRA: 2012 / US: 2011.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Seguinte.

Onde Obter: Submarino - Saraiva - Livraria Cultura - PDF
Relatório Completo: Skoob.

Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.


You Either Have The Feeling, Or You Don't.

Uma obra de Handler, ou mais conhecido por seu pseudônimo, Lemony Sticket (Desventuras em Série), traz essa obra de romance, comédia, or whatever.
A protagonista é Minerva, Min Green, que infelizmente se apaixona por Ed Slarteron. Quem diria que este relacionamento daria errado? Todos.
O livro ao contrário de todos os outros, começa com Min devolvendo todos os itens com significado sentimental para ela durante seu relacionamento com Ed, tudo o que ela escreve portanto é uma carta que vai junto com os itens de Ed.




O dia está lindo, ensolarado e tudo mais. É daqueles dias em que você acha que tudo vai dar certo. Não era o dia para isso, nem para nós, que saímos de 5 de outubro a 12 de novembro. Mas já é dezembro e o céu esta claro, assim como tudo agora está claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais.
Dá pra notar que o autor não poupa palavrões, mas tudo bem, por que se eu fosse a autora deste livro não acharia outra forma de me expressar se não com palavrões, e acho que todas as garotas também se sentiriam assim com o seu ex.
Min adora filmes antigos, foi o que eu mais gostei na personagem, ela tem um filme para cada resposta que ela tem que dar.
Ed é cocapitão do time de basquete da escola, o típico cara popular da escola com uma fila enorme de ex-namoradas apostando quanto tempo irá durar o relacionamento dos dois. 
Aquilo era tudo, aquelas noites no telefone, tudo que a gente dizia até tarde, ficava muito tarde e aí mais tarde e aí bem tarde e enfim para a cama com a orelha quente e cansada e vermelha de segurar o telefone tão perto, pertinho, para não perder uma palavra do que quer que fosse, porque quem ia se importar com o meu cansaço no labutar enfadonho diurno sem o outro. Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que eu fiz.
O final me deixou com raiva. Muita raiva. Quase joguei o livro na parede, mas não estou dizendo que o enredo é ruim, e sim a atitude de um certo personagem, o motivo de Por que eles acabaram me deixou com raiva.
Não temos muitas informações sobre os personagens secundários, a maior parte do livro é só Ed e Min, ocasionalmente com o Al, amigo de Min e Lauren, e irmã de Ed.
Me sinto obrigada a elogiar o enredo. Seguir uma atriz aposentada de Hollywood, roubar açúcares de restaurantes... Isso sim é inédito.
"Te vejo segunda!', você gritou, como se tivesse acabado de descobrir os dias da semana. A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você. Que merda, acho que eu já te amava.”
Mas a melhor parte são as ilustrações. A cada capitulo temos um item de Ed que Min colocou na caixa. Ingressos de filmes, encubadores de ovos (ainda não consigo imaginar isso), a embalagem de um preservativo...


Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal