terça-feira, 3 de setembro de 2013

Livros Entre Linha & Depósito da Pipoca: Branca de Neve e o Caçador






 Adoro brincar de Faz-de-conta com vocês, então vamos fingir que essa é a capa do filme também, right?

Nome: Branca de Neve e o Caçador.
N°Páginas: 208.
Autores: Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini.
Editora: Novo Conceito.

Duração: 2h 6min

Diretor: Rupert Sanders.
Elenco: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Sam Claflin.
Gênero: Fantasia, Ação e Aventura.
Lançado: 2012.
Relatórios: Filme/Livro.
Sinopse filme: Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros. 


Livros baseados em filmes dão certo?
Neste caso, se saiu melhor que a própria adaptação. Eu esperei ler primeiramente o livro antes de partir para o filme e essa é uma combinação que eu recomendo a todos, exceto para quem não quer se irritar com a falta de detalhes enquanto tenta se divertir no cinema. Todos já sabem que essa é uma releitura mais voltada para o estilo gótico do fofo conto da Branca de Neve really, Bea, really?. O livro conta a história da nada menos nada mais que da própria Branca de Neve. Ela "perdeu" a mãe quando era criança e logo em seguida ganha uma madrasta super gente fina, que ganha sua confiança e a do pai para que no dia do seu casamento, logo depois do "E se ninguém tem nada a declarar, eu vos declaro blá blá" assassine o pai da Branca de Neve, tornando-se a única soberana de todo o reino, que por sua vez, tem toda vida e beleza drenados, virando um lugar morto, feio e infértil, tanto de solo quanto de felicidade. Ravenna, a tal madrasta que todo mundo queria ter como mãe, possui um segredo macabro e meio que todo o reino sabe; ela manda soldados por todos os reinos próximos a procura de moças jovens para literalmente sugar sua juventude e deixá-las numa menopausa precoce. Triste, certo? 

“-Voltei a pensar em mim mesmo novamente. E nunca me cuidei. Até conhecer você. Você me faz lembrar dela. Seu espírito, seu coração. E agora você também se foi – Vacilou sobre as palavras, sentindo o nó aumentar no fundo da garganta  - Vocês duas mereciam algo melhor e eu sinto muito por ter falhado com você também.”
 
Enfim, mas Branca de Neve foi The Only Exception, desde o dia em que Ravenna matou seu pai, mantém a menina prisioneira na torre mais alta do quarto mais alto Oi, Sherek?, ou seja, são uns dez anos sem tomar banho. Ei Edward e Jacob, ainda querem lutar por ela? Mas eis que no décimo oitavo aniversário da princesa reclusa ela encontra um prego meio solto na sua janela, os passarinhos que mostraram. Sua "chave" para liberdade. Snow, pois prefiro o nome original que falar "Branca" consegue se refugiar na perigosa Floresta Sombria, único lugar onde os poderes da rainha não exercem efeito e é cheio de plantas alucinógenas, ouviu maconheiros? . #Xatiada, Ravenna pede com educação e sem chantagem ajuda para a pessoa que melhor conhece os segredos e labirintos da Floresta, o Thor Eric, o Caçador.



Claro que aquele spoiler na sinopse não deixa nem um pouco óbvio se o Thor Caçador irá ajudar a Snow ou manter firme seu acordo com a Ravenna, mas caso ele vá, não estará apenas salvando a garota, mas resgatando também sua autoconfiança depois da morte de sua esposa. Antes de comentar sobre o final, deixe-me ressaltar alguns pontos.


O livro em si é BEM previsível, desde a lida da sinopse eu já tive um bom palpite de tudo que iria acontecer, e eu acertei uns 95%. Mas há pontos ótimos no livro, um deles é a narrativa leve que foca bastante nas descrições de detalhes visuais e táteis, acho que devido à grande quantidade de efeitos usados no filme. O resultado foi que me vi imaginando coisas surreais e no quesito fantasia cumpre bem sua função de nos levar para outra realidade. Outra coisa que faz valer a pena ler é que me situei melhor na ambientação no livro do que com o filme, já que ele explica melhor o passado das personagens e como são relativamente poucas, as aparições se tornaram mais constantes então as conhecemos melhor. Mesmo assim, todos estão lá apenas para cumprir sua função, seja ajudando a princesa ou apenas preenchendo o espaço.


 "A vida não é fácil princesa.
Chegou a hora de tirar a coroa e colocar a armadura." 

Resumindo melhor e de modo geral, eu gostei de como o livro nos coloca como observadores presentes, mas achei a história insossa e batida por algumas vezes os detalhes se perderem um pouco e leva o leitor junto. O momento drogas em Nárnia quando os anões, porque TINHA QUE TER anões, conduzem Snow e o Caçador até o cervo branco igualmente com a "qualidade" do discurso de incentivo antes da guerra para convencer os aldeões que todos vão morrer, então que o faça lutando pelo menos, ficou um tanto #fail. Em muitos trechos fiquei com cara de WTF?, e com cinco autores trabalhando juntos, não é lá uma coisa uma aceitável. Por isso não leia comum olhar muito crítico e sim como uma boa distração, e recomendo utilizá-lo como livro de transição entre dois com uma trama mais forte. Se eu fosse classificar o livro, daria 3 maçãs, mas sem o veneno que faz viciar nas palavras.

Rapidinho: A diagramação está linda, os capítulos possuem uma divisão que toma de uma a duas páginas inteiras com essas caveiras contornadas de espinhos de rosas e coroas, feitos e coloridos em tons de preto. Ou seja, o livro tem menos de 200 páginas! Tomem vergonha e leiam


Ouça o choro da batalha. Deixe-o gritar desde as montanhas. [...] Porque a morte é uma boca faminta. E você é a maçã.



Para o livro:


Por que as telonas não me agradou?

                                                                     Simples, senti que faltou uma boa explicação em algumas coisas. Além do buraco que ficou devido às "cenas extras" que há no livro. É um pouco estranho usar a expressão "O livro foi bem fiel ao filme", estou acostumada falar ao contrário e com um NÃO no meio, mas se não tivessem a brilhante ideia de fazer um livro com o roteiro, provavelmente toda vez que lesse o nome do título faria uma careta igual faço com aquele outro filminho que a Stwart fez, cof cof. Eu achei a trama toda ainda mais superficial mesmo sendo a base para o livro, como se resumissem apenas os pontos centrais, deixando a impressão de ter sido adaptado, não base para uma adaptação literária.

Tenho meus elogios sim, como as cenas de Ravenna que ficaram bem mais nítidas que minha imaginação infértil não conseguiu visualizar pelas descrições, e os gráficos do exército feito de estilhaços negros se montando ou se estilhaçando tum-tum-tss ficaram muito bem feitos e agradou principalmente quem assistiu em 3D.


"- Saiba - gritou - que pelo mais belo sangue isso foi feito e somente pelo mais belo sangue pode ser desfeito."

A atuação tanto de Chris Hemsworth (Caçador) quando da mais bela de todas Charlize Theron (Ravenna) porque falar que Kristen é mais bonita é muita cegueira está vívida e bem feita, me fez entrar na mente de seus personagens  pelo realismo da interpretação. Sorry, Snow, não posso dizer o mesmo de você, na verdade nem chega perto, aprenda a fazer mais de uma expressão e quem sabe a gente conversa. Creio que foi a escolha de protagonista que matou a Branca de Neve no livro e aproveitando, no filme também já que os autores tiveram de seguir o padrão e ficou aquela personalidade apagada para quem tinha de ser a mais bela de todas com o sangue mais puro.


"Quando os abutres estiverem circulando.
E as sombras descerem. Você se curvará? Ou lutará?
Seu coração é feito de vidro ou da pura cor, Branca de Neve?"

Também gostei da "Tribo Rosto Cortado", um grupo de mulheres que fizeram cicatrizes nos próprios rostos e de suas filhas para não serem capturadas pelos guardas cacos de vidro da rainha. E SIM, ADMITO, há uma pequena reviravolta que puxou meu tapete quando tudo estava seguindo o trilho que eu achei que cursaria. Pronto, falei.

Excluindo a parte do romance forçado e clichê, final previsível, etc etc se é que sobre alguma coisa o final possui um gancho para uma possível continuação, só nos resta esperar lendo livros e assistindo filmes melhores até lá. Já a nota do filme seria uma maçã muchinha onde nem minhoca quer morar.

Para o Filme:

Trailer:
 

FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal