quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Depósito da Pipoca: Orgulho e Preconceito


Hey people! Como eu havia dito, vocês infelizmente ainda iriam me ver por aqui antes do Ano-novo (ou eu disse antes do Natal?), nevermind... Hoje irei resenhar simplesmente uma das melhores adaptações já feitas, e estou falando da versão de 2005, não a mais antiga.
Ps: Eu já li o livro, mas a linguagem de Austen é um pouco complexa, e requer muita atenção. Como eu tenho uma memória de peixe, não me lembro muito do livro, caso eu decida reler durante a faculdade (o que é muito provável), eu posto a resenha aqui.


Orgulho e Preconceito : fotoTitulo: Pride and Prejudice
Elenco: Keira Knightley, Rosamund Pike, Matthew Macfadyen, Jena Malone, Talulah Riley, Brenda Blethyn, Carey Mulligan.
Direção: Joey Wright.
Gênero: Drama, Romance. 
Nacionalidade:  Reino Unido. 
Ano: 2005
Sinopse: Inglaterra, 1797.
As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro.
Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland).
Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas.
Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen).
Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Well, let's go.
A minha primeira impressão ao ler o livro foi muito satisfatória, tão satisfatória que eu fiquei doida para ver o filme já que eu via muitas pessoas postando no Twitter "Mrs. Darcy <3" e eu não entendi o por quê. 
Agora eu sou uma do Team Darcy haha'
A família Bennet é bem grande, composta por cinco irmãs, todas já apresentadas a sociedade. Jane é a mais velha e a mais bonita, logo em seguida vem Lizzie, Kitty e Lydia (que são as mais escandalosas) e Mary que mais se parece com Lizzie. A Sra. Bennet sofre dos nervos (ela ressalta isso durante o filme inteiro), e faz de tudo para que suas filhas logo se casem e salvem a família da miséria.

Orgulho e Preconceito : foto Kelly Reilly, Matthew MacFadyenJá no começo do filme acontece o primeiro baile, onde as irmãs Bennet irão conhecer o Sr. Bingley, um jovem que ganha 5 mil libras por ano, e a Sra. Bennet espera que uma de suas filhas casem com ele.
Ai temos.... Mrs. Darcy! 
Ele entra em cena junto com Sr. Bingley e a irmã do mesmo. Como 1° impressão é descrito como "uma pobre alma infeliz" nas palavras de Lizzie.
Logo Jane e Sr. Bingley dançam juntos e alimentam esperanças  para a família. Já o Sr. Darcy é anti social durante todo o baile.

"Lizzie: O sr dança, Mrs. Darcy?
Darcy: Não se eu puder evitar."

Orgulho e Preconceito : foto Joe Wright, Keira Knightley, Tom HollanderCarrancudo, anti social e pouco falante. Este é o Mrs. Darcy.
Após o baile, Jane é convidada para um jantar na mansão de Bingley, mas por causa de sua mãe, ela fica doente ao pegar um resfriado ao ir a mansão de cavalo. Jane e Lizzie ficam por um tempo na mansão de Bingley, até Jane se recuperar. Logo depois tem a chegada da milícia no povoado, chamando a atenção de Lydia e Kitty. E a introdução de Mrs. Wickham. 


"O nome dele é Sr. Collins e ele é nosso horrendo primo"

Sr. Collins passa um periodo na casa das Bennet's, com uma intenção de casar com uma de suas primas e herdar parte da herança de Lady Catherine De bourgh. Porém, Lizzie recusa alto e claro seu pedido de noivado.
Se delongas, pois há a 1° dança entre Lizzie e Darcy, porém Mrs. Wickham já havia revelado qual era a "verdadeira" intenção de Sr. Darcy há muito tempo atrás, deixando Lizzie nada contente. Outra cobra no jardim... 

Orgulho e Preconceito : foto Joe Wright, Keira KnightleyA irmã de Bingley o convence que não está apaixonado por Jane e ele vai embora, deixando a mesma desamparada, partindo então para Londres.
Lizzie então visita uma boa amiga, Charlotte que se casa com Sr. Collins apenas pelo mesmo, oferecer abrigo e proteção. Durante a visita, Lizzie encontra Sr. Darcy como convidado na mansão de Lady de Bourgh.
(A cena mais queridinha do filme!) Lizzie descobre que foi o Sr. Darcy quem induziu Bingley a não se casar com Jane, ao mesmo tempo, Darcy revela seus sentimentos por Lizzie e até mesmo a pede em casamento.

"Lizzie: Eu não entendo
Darcy: Eu a amo. Ardentemente"

Orgulho e Preconceito : foto Brenda Blethyn, Joe Wright, Keira KnightleyÉ claro que com todas as objeções sobre sua irmã e uma versão de Mrs. Wickham, Lizzie sem hesitar um segundo dispensa Mrs. Darcy, e o mesmo explica a verdadeira versão da mesma história contada pelo militar.
(...) Lizzie faz uma visita a mansão de Darcy, Permberly com os tios durante o verão, alguns meses depois da declaração de Sr. Darcy. Vale ressaltar que Sr. Darcy faz de tudo para conquistar a afeição de Lizzie, por isso o Sr. Carrancudo que vimos no começo do filme se foi.

O 1° casamento do filme é o de Lydia com... Mrs. Wickham? Sim, quando Lydia foge, ela volta casada com o militar, mas antes, foi pago um enorme dote (dinheiro) para que os dois se casassem.
A última parte do filme tudo se acerta. Há dois casamentos, mas não é difícil de se adivinhar. 

Orgulho e Preconceito : foto Keira Knightley, Matthew MacFadyenLivro x Filme
Não tenho muito o que dizer sobre as diferenças entre os dois, pois a adaptação é bem fiel, claro que no livro há muito mais detalhes, mas o filme mostrou os mais importantes e eu não senti falta de nenhum detalhe importante que vi no livro.
A narrativa do livro se concentra mais em diálogos, enquanto o filme mais ilustra as paisagens, e ainda bem que Joe Wright pensou bem nisso, por que só assim veríamos a beleza de Pemberly, a casa de Mrs. Darcy.

Deixo então, três vídeos:
Trailer: 

O filme completo:

 E um final alternativo inédito que é contido apenas na versão americana (deixo o link, pois não consegui incluir aqui no post )

Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal