quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Livros Entre Linhas: As Ruínas de Gorlan


Nome do Mundo: As Ruínas de Gorlan
Universo: Rangers - A Ordem dos Arqueiros
Do Mesmo Planeta:
2°: Ponte Em Chamas
3°: Terra do Gelo
4°: Folha de Carvalho
5°: Feiticeiro do Norte
6°: Cerco a Macindaw
7°: Resgate de Erak
8°: Reis de Clonmel
9°: Halt Em Perigo
10°: O Imperador Nihon-Ja
11°: Histórias Perdidas
Dimensão: 239 páginas.
Criador: John Flanagan
Data de Nascimento: 
BRA: 2009. / US: 2004.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Fundamento.
Relatório Completo: Skoob. 
Onde Obter: Saraiva - Livraria Cultura - Submarino - PDF
Sinopse: Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Sim, sim, sim, podem querer me matar pelo meu sumiço à vontade e com toda razão, eu deixo. Mas se ajuda no me perdão, apresento para vocês minha opinião sobre essa série que se trata principalmente de nada menos do que ARQUEIROS. (Já vou avisando que eu ando in love com o Caps).

A seguir contarei minha história com o livro, se você quer pular para a resenha, continue descendo a página até o sinal: Well, Well, minha história com esse livro é única, e com isso quero dizer que só aconteceu com esse livro e nenhum outro. E não, não é meu queridinho de infância (deixo isso para outro post) e eu terminei de lê-lo há exatamente 3 dias atrás, então minha história é sobre como eu obtive e como e tenho cuidado dele. Um dia, no ano passado ou retrasado, não sei ao certo, tudo é um borrão #drama, um amigo da minha sala comentou algo sobre ele ter um livro de aventuras e que talvez eu gostasse, pois sim, praticamente a escola inteira sabia que eu sou casada com os livros de tanto tempo que eu estudava e lá (verbos no passado tem poder) e de tanto que me viam com a cara em um nunca ouviam minha voz. Enfim, eu me lembro que tive de ameaçar o garoto algumas vezes até ele trazer o livro. E o coitadinho estava em um estado de partir o coração (me refiro ao livro, okay?) de qualquer leitor com o mínimo de amor. O livro estava úmido e com cheiro de bolor misturado com mofo e antes que eu perguntasse qualquer coisa sobre aonde ele havia enfiado aquele livro, ele me disse que a casa dele andava com uns problemas de infiltração. E vocês acham  que depois de tudo isso que o livro teve de sofrer eu iria devolver? Nem se tivesse em ótimo estado (se fosse, MUITO menos. Sim, é assim que funciono). Lembro de ter deixado o livro aberto na janela que batia mais sol por 1 semana direto até minha mãe começar a reclamar. E é claro que ele voltou a pedir o livro de volta, na verdade até hoje ele pede, mas eu respondo que o único jeito de ele ter esse livro é comprando outro exemplar para torturar. Espero de coração que hoje ele só deixe os livros didáticos mofando, pois ai eu aprovo. Or no.

Esse é o sinal, desculpa se está difícil de ver, mas tenho que economizar espaço, sabe como é as palavras andam raras ultimamente. A sim, o sinal: Bip, pronto.

As Ruínas de Gorlan (e agora que não sei por que escrevi o título novamente), por se o 1° volume da série é basicamente uma introdução, o clássico como "descobrindo a si próprio, processo que todo protagonista deve passar". É um estilo totalmente medieval mesclado com um pouco de literatura fantástica. A mistura perfeita para fãs de aventura, vulgo eu, exceto por UNS detalhes...

Na cidade onde Will morava, e já que o nome não aparece na sinopse eu já não lembro mais, é um dos muitos reinos existentes e às vezes, como é de se esperar, eles entram em guerra um com os outros. A última ocorreu 15 anos atrás, e foi onde o pai de Will morreu em batalha e sua mãe logo depois de lhe dar a luz. Os órfãos tinham dois destinos: A) Ou eram criados para depois trabalhar longe da cidade até o fim de seus dias, B) ou iam para um tipo de "fundação" que o rei criou para que quando completassem 15 anos, pudessem ser escolhidos por algum mestre de ofício tornando-o seu aprendiz. Muito caridoso, certo? Mas caso nenhum mestre achasse que você se encaixaria, seu destino ainda seria a opção A. Mas é infanto-juvenil, tudo termina em rosas mesmo que antes tenha que passar por um pouco de sangue.

Pois bem, depois de um prólogo que a primeira leitura não faz sentido algum, por isso recomendo que leiam antes e depois de terminar o livro. 

Certo, como todo garoto, o sonho de Will era entrar para Escola de Guerra e ser treinado como, surpresa, um guerreiro!, pois na sua mente seu pai tinha seguido esse caminho. Mas uma coisa simples o separava desse sonho: Ele era baixo e magrelo e acho que numa guerra você deve parecer assustador... Ao menos APARECER quando estiver usando armadura. Cruel, sim. 

Bom, acontece que Will possuía habilidades como ser sorrateiro a ponto de ninguém perceber sua presença e isso fez despertar o interesse de Halt, o mestre arqueiro da região. Deveria ser um alívio para Will não ter acabado no destino A, mas os arqueiros eram conhecidos por ninguém sabem muito bem quem são eles, vivendo sempre em volta de muitos mitos. 


Um fato que pode ter me incomodado no início da leitura por deixar a impressão que os acontecimentos estavam distantes e não-tangíveis foi a escrita em 3° pessoa, que pessoalmente não é minha preferência. Mas com o decorrer do livro, percebi que não haveria como o autor fazer de outro jeito e devido a essa necessidade, acabei me conformando.

Wholly shit, minhas resenhas sempre ficam maiores que eu, história da minha vida.

Mas enfim galerinha, não vou fazer a clássica pergunta clicherística-fim-de-explicação do tipo "Será que Will escolhe ser um arqueiro?" porque até eu teria vontade de vomitar em mim. E vocês responderiam: "A série é sobre arqueiros, stupid". Então apenas deixo no ar (ou tento pelo menos) o seguinte comentário: Há uma nova guerra eminente chegando. Will estará preparado, e não importa se sim ou não, sua coragem será suficiente para esquecer as ilusões que ele criou de seu passado? Encerro por aqui.

Pontos que eu gostaria e vou ressaltar: O livro é INFANTO-JUVENIL, ou seja, se você gosta de um livro aprofundando, com muita mitologia, batalhas épicas, personagens complexos, diálogos mirabolantes, etc etc, um recado: VÁ LER GAME OF THRONES, MARMANJO! Teoricamente, o livro foi feito para despertar a vontade de ler em crianças (que já saibam ler, só não fazem porque não querem). O livro em si é bem superficial, não tem nada difícil de entender e você não precisa pensar muito enquanto lê. É um livro que você consegue deduzir e acertar sem problemas os próximos acontecimentos ou o que aquilo irá gerar mais pra frente. Clichê até defini bem, mas não é palavra exata, pois você sabe muito bem, e se não sabe estou lhe informando agora, no que está embarcando quando começa a ler o livro tanto quanto sabe como tudo irá acabar. Capite?

Desculpem pela qualidade. É por isso que nunca tiro foto?
Não vou mentir, no começo eu dormia de tédio. Muitos nomes para lembrar, nada de emocionante acontecendo, aquela narrativa em 3° pessoa que me distanciava de tudo e não contribuía para animar as coisas e por ai vai. Mas chega um momento em que eu me pegava vibrada moderadamente no livro, ansiosa e esperando o que iria acontecer, pois um dos pontos bons é que o autor não enrola muito e vai direto ao ponto contribuindo para tudo acontecer rápido e em sequência. 

O livro segue SIM padrõezinhos como "e no final aparece uma mocinha que tasca um beijo no herói" e aquele momento onde o filho órfão começa a ouvir histórias sobre seu pai em vida e pensa "Nossa, quer dizer que ele era ainda mais herói do que eu pensava?" and blás. Por isso eu o considerei um livro para relaxar e entreter, como levar uma criança para assistir uma animação no cinema (ou a mim que dá no mesmo). E OUTRA: a editora é a F-U-N-D-A-M-E-N-T-O, se você conhece o mínimo de editoras, sabe que a principal característica dela é publicar livros voltados para o público infantil. E de qualquer forma, eu prefiro mil vezes esses tipos de clichês do que os benditos pais convenientemente ausentes e triângulos amorosos que os YAs apresentam, pois só me irritam.

Quanto a diagramação, está uma graça mesmo, Congratulation a editora! No final de cada capítulo há um mini desenho de um castelo e TODAS as páginas possuem um detalhe nas pontas, sem contar a fofura que são os começos de capítulos. As letras são grandinhas e com ótimos espaçamentos. Palmas, palmas.

So, galerinha, se a nota fosse medida em flechas, As Ruínas de Gorlan levaria 3 acertadas bem no alvo. Se o livro se enquadra no que você procurava, obviamente, LEIA. E agora eu só estou enrolando, porque depois de escrever uma resenha desse tamanho sem parar é um pouco estranho parar de repente depois do último ponto final, aqui. Não prefiro esse. Sim, já chega. De. Tagarelar. Sem. Motivo.


Sim, 4 Meridas como nota, pois tenho certeza que Halt treinou ela + Katniss + Susana como arqueiras >.<


FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal