sábado, 21 de dezembro de 2013

Livros Entre Linhas: Insurgente


Nome do Mundo: Insurgente.
Universo: Divergente
Do Mesmo Planeta: 
0.5°: The Tranfer e Free Four.
1°: Divergente.
3°: Convergente
Dimensão: 512 páginas.
Criadora: Veronica Roth
Data de Nascimento: 
BRA: 2013. / US: 2012.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Rocco.
Onde Obter: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura PDF
Relatório Completo: Skoob.
Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.





Como a falta de ganhar na mega-sena não me permiti comprar o livro, li Insurgente no Kindle na mesma tacada assim que terminei Divergente. Então minha mente às vezes funde os dois livros como um só, ainda mais porque esse segundo volume começa no exato ponto em que o anterior parou. A RESENHA CONTÉM ALGUNS SPOILERS/REVELAÇÕES DO ENREDO DE DIVERGENTE. Sim, sou uma alma bondosa por avisar, mereço um prêmio.


Agora as coisas então mais claras para Tris, pelo menos era o que deveria ser. A guerra já foi anunciada e a Erudição é a inimiga (eu sei, somos demais). Triz nunca se sentiu tão instável antes, mesmo quando descobriu ser na verdade Insurgente, uma pessoa que pertence há 3 lugares diferentes. Depois de ver seu pai e vários conhecidos morrerem na sua frente e de observar sua mãe se sacrificar para dar uma chance a ela, Tris sente que deveria ter morrido também. SIM, aquele chororo todo, sinto-lhes informar. Mas Tris (meus dedos insistem em digitar "Triz", então não se surpreendam caso vejam esse "z" maldito), faz isso de um jeito extreme. Ela faz a frase "potencialmente suicida" parecer brincadeira de vivo-ou-morto perto dela.

Com a Audácia e Abnegação praticamente destruídas, Four e Tris junto com colegas e sobreviventes vão para a sede da Amizade procurar refúgio e reforços. Mas quem sabe os Amigáveis não sejam tão amigos assim. Ou simplesmente a Tris que não sabe se comportar. Logo eles são praticamente espulsos e decidem fazer algo inesperado: pedir ajuda para os Sem-facção.


O fato de Tris deixar Tobias feliz era o que me fazia suportar as burradas irracionais que ela eventualmente cometia. Mas chegou um momento que nem ao menos o próprio boyfriend suportava as tentativas em vão que ela tinha de permanecer forte ao invés de simplesmente parar para pensar um pouco e "Espera ai, eu tenho um namorado super atencioso que compartilha tudo, por mais que doa rever o passado, comigo. Por que eu não faço isso também, contar O MÍNIMO para ele?" Mas nãom ela preferia ir a parapeitos de janela, se mutilar mentalmente, se culpar pelas mortes, pois SEMPRE PROCURAM EM QUEM POR A CULPA AO INVÉS DE TENTAR RESOLVER OU MELHORAR ALGUMA COISA. Mas enfim, detalhes, detalhes.


"A verdade costuma mudar os planos das pessoas."


Bem, o livro tem uma característica bem peculiar que é (tomare que isso não soe como moral de história) tentar enfrentar seus medos, até superá-los sem que eles lhe inflijam mais. Tobias consegue superar o medo que sentia de seu pai e isso rende uma cena épica e igualmente irônica, e claro, todos riem menos a senhorita-Stay-Strong eterna. Mas ignorando isso, Tris não consegue encarar seus medos de frente. Ela apenas vai aumentando, tanto seus receios quanto os problemas, COMO SE SALVAR O MUNDO NÃO FOSSE UMA PREOCUPAÇÃO GRANDE.

Enquanto Tris e Tobias convivem brevemente com os Sem-facção, onde uma surpresa aguarda por Four, na Facção-mais-perfeita, ou se preferirem Erudição, a "presidenta" (mais legal que Dilma, prometo) Jeanine Matthews, que sempre foi a vilã anunciada, continua planejando a dominação total de todas as facções, e mais algumas suprezinhas para Tris.

Perceberam como esse livro é cheio de surpresas? 

O restante dos Audaciosos se refugia na cede da Franqueza e esta por sua vez não sabe quem apoiar caso ocorra uma guerra (como se já não estivesse acontecendo). Por isso aplicam soro da verdade em Tris e Tobias e é ai que o momento polemic começa. Claro, já sabemos o que Tris reluta em revelar por ela ser a narradora da história, mas seu esforço em segurar e a reação das pessoas... ah, doce tortura. E falando em tortura, Tris tem a brilhante ideia de IR para a sede da Erudição depois que Jeanine pediu. Sim, é muita inteligência modo on. Mas apesar de uma parte de mim torcer para que ela conseguisse sair VIVA para Tobias não sofrer, foi um pouco gratificante e serviu para aquele cérebro voltar a pensar um pouquinho.

Bom, qualquer coisa que eu contar a partir de agora ou revelará demais do livro ou eu praticamente estarei transcrevendo o livro para vocês, e acho que Veronica já cumpriu esse papel.

About my opinion: Eu achei tão bom quanto Divergente, ambos estão no mesmo nível e a
qualidade das descrições não diminui, pelo contrário, podemos perceber que a autora pula direto para a ação mesclado com adrenalina já que "a-parte-chata-explicação-inicial" já passou. Agora entra todo aquele básico de resenha de continuação de livro "Conhecemos mais os personagens, o enredo se amplia, um final bombástico esperando que exploda no último livro" etc etc. 

E o final, SUPER MASTER HIPER FDP, se vocês me permitirem disser isso, caso não eu falo assim mesmo, que me faz pensar "POR QUE, VERONICA ROTH, POR QUE GOSTA TANTO DE TORTURAR A TODOS? FAZ ISSO SÓ COM A TRIS, PLEASE".

Certo, gente, acho que essa foi a resenha menos focada (sim, agora é hora que vocês dizem "Como se as outras não fossem" que já fiz. E eu poderia dizer que "É por que o livro me fez sentir tantas emoções que nem sei como transcrever", mas fico com a parte de que simplesmente NÃO SEI TRANSCREVER. Diferente do resto do mundo, não amei a ponto de idolatrar. Sim , é divertido fazer parte do fandom com suas piadas e é melhor ainda entendê-las e sentir que faz parte do mundo outra vez. Mesmo assim eu ainda <4 por esse livro. E não, esse "<4" não é um "<3" que digitei errado. Só tenho mais uma coisa a dizer, LEIAM ANTES QUE OS SPOILERS DE CONVERGENTE ESTRAGEM A VIDA DE VOCÊS. See ya, guys.


Em homenagem a capa, 3 símbolos da Amizade como nota, por mais que minha mente sabe que 3 Erudições ficariam mais diva. Enfim, continuem me matando por não dar nota 5 that I don't care.


SURPRESA EXTRA! 
Para quem está acompanhando o progesso das filmagens de Divergente, não pode perder O CLIPE OFICIAL que saiu essa semana com a tão amada cena em que Four mostra as tatuagens que tem nas costas. E sim, eu estou colocando isso na resenha de Insurgente!

Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal