segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Livros Entre Linhas: O Anjo de Hitler


Nome do Mundo: Anjo de Hitler.
Único em Seu Universo.
Dimensão: 272 páginas.
Criador: William Osborne. 
Data de Nascimento: 
BRA: 2013 / US: 2012
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Seguinte.
Onde Obter: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura PDF 
Relatório Completo: Skoob
Sinopse: Leni tem catorze anos, é austríaca, judia e muito corajosa. Refugiada na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, certo dia é convocada pelo almirante MacPherson para a missão mais perigosa de sua vida... Otto é alto, bem magro, tem olhos castanhos e vive na Inglaterra - sua família foi aprisionada pelos nazistas. Ele adora se meter em confusão e é por isso que, quando o almirante sugere que ele ajude o governo inglês numa missão ultrassecreta, ele aceita na hora. Otto e Leni são enviados à Alemanha para resgatar uma garotinha chamada Angelika. Pouco se sabe sobre essa pequena órfã misteriosa em quem a Inglaterra tanto aposta como a arma secreta que colocará o ponto final naquela guerra sangrenta. Leni, Otto e Angelika enfrentam grandes desafios, descobrem segredos importantíssimos e acabam mudando os rumos deste episódio tão marcante para a história.


Caros aspirantes de Segunda Guerra, caso não seja torne-se já, escolhi esse livro (porque eu quis), pois precisava ter resenha dele por aqui. Ele é perfeito tanto para quem gosta de histórias dinâmicas só para apreciar o tempo, quanto para fãs de livros densos quando procuram algo mais suave sem abandonar o tema pesado.


"Os pulmões do garoto ardiam, lágrimas escorriam de seus olhos. Ele precisava chegar à Inglaterra. Era agora ou nunca."

Boa parte das críticas negativas que li a respeito do livro foram de pessoas que esperavam algo impactante e se decepcionaram. Tendo isso em mente, eu iniciei o livro sem expectativas para não ficar julgando o tempo todo se está me agradando ou não. E afirmo que essa foi uma ótima decisão e me fez apreciar muito mais a obra, já que superou as expectativas, afinal, tudo o que viesse seria lucro. #dicadica.


Pois bem, o livro é narrado em 3° pessoa, mas o autor soube como nos manter ligados na história, sem aquela sensação de "intangível". E a cada iniciação de capítulo, a história vai para um foco diferente, então ou era 3° pessoa ou era 3° pessoa. Sim, o autor escolheu bem. 

Enfim, como todos nós sabemos, e com "nós" quero dizer "bons apreciadores de história", a 2° Guerra foi marcada pelo uso de espiões dos "dois lados" da guerra. Especialmente crianças, já que levantavam menos suspeita. E isso também é um aspecto que caracteriza o livro, uma boa história sobre espionagem juvenil. 


"Uma raposa pode até começar com vantagem, mas no final acaba sendo devorada pelos cachorros, pensou Otto."

Certo, como todo bom espião possui uma identidade secreta, durante todo o livro não sabemos os nomes reais dos protagonistas, e são é revelado na última página, no último diálogo, literalmente, o que achei super diferente e instigante. 


Otto (cujo nome real não sabemos) vive numa espécie de reformatório na Inglaterra, já que sua família foi capturada pelos nazistas e ele nunca mais teve notícias. Leni (insira nome verdadeiro aqui, quando você descobrir) vive com sua família refugiada e acolhida pelo governo inglês. Ambos só se conhecem depois que um sargento os convoca para ajudar na guerra, alegando terem de pagar a dívida que tinham pela ajuda do país. 

Depois de algum treinamento, recebem sua missão: resgatar Angelika, uma menina de 9 anos que vive em um convento alemão de freiras. Eles não entendem porquê de a menina ser tão importante a ponto de definir o futuro da guerra, mas suas opções de escolha são limitadas (meio que inexistentes). Tudo que lhes resta e entrar no avião que os levará para Alemanha e depois manter o disfarce funcionando até entregarem a menina para seu superior. Mas há vários desafios e duras decisões que Otto e Leni passam. Muitos deles decidindo se permaneceram vivos. E ainda tem o conhecimento que ambos adquirem conforme se cinhecem. Tudo isso muda por completo seus planos iniciais. Mas o objetivo de salvar Angelika permanece.

O que mais chamou minha atenção foi toda pesquisa e preparo que o autor teve. É como se ele introduzisse sua história no passado. O uso de várias personalidades histórias, como os 'companheiros' mais próximos de Hitler, o mapa do local onde a história se passa e descrições da Europa da década de 40 contribuem para esse efeito. Junto com os diálogos precisos, eu fiquei imaginando o ótimo filme que esse livro daria (quem sabe por que o autor seja roteirista).


“Enquanto disparos de metralhador levantavam colunas de areia à sua volta, o garoto se ajoelhou e procurou a pochete pela praia. Algo cintilou a alguns metros de distância. Ele rastejou até lá apoiado nos joelhos e cotovelos. Era o relógio de pulso de seu pai, que estava guardado na pochete. Pelo menos isso ele havia encontrado. Todo o resto fora levado pelos nazistas.”

Mas um último aviso é não esperar muita veracidade sbre a política da época. A maior parte do livro se passa pelo ponto de vista de jovens e a escrita é voltada para o público juvenil. Então não espere uma Lista de Schindler. Leia para se divertir, sentir o suspense e se surpreender (assim espero), com as revelações.

Sobre o trabalho da editora: páginas creme, letra tamanho aceitável, mas pecaram nessa capa emborrachada. Eu enlouqueci  minha mania toc de ficar limpando toda hora as marcas de dedos. Mas a mensagem que a capa passa só dá para entender por completo depois de ler e foi uma arte muito inteligente, congratulations.




"Eles têm razão, claro. Toda vida inocente é sagrada. E no minuto em que esquecemos isso, é uma descida escorregadia até o inferno.”

Como colocar fotinhos do Hitler não cairia bem, vamos para as clássicas pokebolas. Obviamente, 4 como nota. Espero ter convensido vocês (caso não, mal sabem o que estam perdendo), Well, see ya, guys.


FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal