sábado, 28 de dezembro de 2013

Livros Entre Linhas: A Crônica do Fogo


Nome do Mundo: A Crônica do Fogo.
Universo: Os Livros do Princípio.
Outros do Mesmo Planeta: 
3°: The Black Reckoning (?)   
Dimensão: 312 páginas.
Criador: John Stephens.
Data de Nascimento: 
BRA: 2013 / USA: 2012.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Suma das Letras.
Relatório Completo: Skoob.
Onde Obter: Submarino - Saraiva - Livraria Cultura
Sinopse: Kate, Michael e Emma só queriam salvar sua família, mas acabam envolvidos numa perigosa aventura para salvar o mundo. Segundo livro da trilogia Os Livros do Princípio, do roteirista, diretor e produtor hollywoodiano John Stephens, A Crônica do Fogo retoma o ritmo de O Atlas Esmeralda, com referências claras aos universos de J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling. Depois de um inverno tumultuado, Kate, Michael e Emma continuam a busca pelos pais desaparecidos. Porém, o mago Stanislaus Pym esconde os irmãos no Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis e Desamparados, como uma forma de protegê-los. No entanto, o esconderijo das crianças é logo descoberto por seus inimigos, e uma perseguição frenética envia Kate ao passado. Publicada em mais de 35 países, a saga tem, nesta continuação, viagens no tempo e grandes reviravoltas. Repleto de suspense e cheio de humor e aventura, o segundo volume da trilogia levará Kate, Michael e Emma cada vez mais perto da magia que pode salvá-los ou destruí-los.

A resenha é livre de spoilers, mas aconselho (mentira, tô mandando) vocês lerem a resenha do 1° livro para entederam do que e de quem estou falando #ficadica (Um pouco de hashtagas não mata ninguém, certo? Eu sei, errado, whatever).

Parece que foi ontem quando resolvi criar o blog com a neck Isa. Eu me enrolei nas cobertas e mesmo com aquele frio de cair meus dedos, LITERALMENTE (ou nem tanto, mas o que prevalece é o quanto doeu), naquele inverno de julho misturado com o clima esmagador de fim de férias. Foi nesse ambiente MUITO oportuno que escrevi minha primeira resenha do blog, O Atlas Esmeralda. I'll never forget, man. Cá estou eu para apresentar a vocês a continuação dessa mistura de estilos que resultou em um livro magicamente leve.

Alguns meses se passaram desde o final do último livro, (juro que se eu lembrasse, escreveria aqui como foi). Kate, Emma e Michael estão em seu antigo orfanato o Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis. Só Leitores Sabem o quanto esse nome perfeito significa. Mesmo depois de meses, os acontecimentos continuam latejando em suas memórias e a falta de um novo plano por parte do mago Pym, na verdade a falta de qualquer notícia dele, faz a mente dos irmãos de transformar uma pilha de nervos.

A velha chata dona do orfanato (que de tão importante na minha vida, nem lembro o nome) organizou uma festa para tentar "vender" alguns órfãos. (Não sei porque usei aspas, ela queria vender mesmo). E assim como a calda de um cometa, a confusão parece seguir os três irmãos em todo lugar, logo os gritões/soldados malvados saídos do pântano e com a aparência de um chegam para acabar com a festa e ocasionalmente com a vida dos três. Agora eles sabem que há um mago poderossímo chamado Magnus Medonho (cof, nem fui no Google pra descubrir, cof) que até o grande Pym teme, atrás disso tudo a  Condessa que enfrentaram no livro anterior parece ser só uma entrada. Mas agora Kate também já sabe do seu poder ligado com o Atlas/Livro que controla o tempo e tenta mandar os gritões para o passado. But, something it's wrong e Kate é sugada para dentro do Atlas, levada para o desconhecido.


"- Mas Kate me deixou no comando, lembra? Na sala da srta. Crumley, ela disse "Cuide de Emma".
- Deve ter sido porque ela viu você primeiro. Se tivesse me visto, provavelmente teria dito, "Emma, cuide de Michael!Ele realmente precisa!"

Michael sabe que agora ele é o irmão mais velho e quem deve comandar as rédeas, pois para manter Emma na linha não é preciso fazer algo muito diferente disso. E se no livro anterior, as atenções eram só para Kate e sua ligação com o primeiro Livro do Princípio, agora é a vez de Michael encontrar o seu livro. 
Antes da curiosidade que eu sei que vocês estão sentindo em descubrir qual será o poder de Michael, já que Kate controla o tempo, é hora do programa "Explicações com o professor/mago Stanislaus Pym".

Há muito, MUITO tempo, (tanto tempo que eu não lembro direito, so sorry me se alguns erros surgirem), esses livros foram criados. Um controlava o tempo, o outro a vida e o último (adivinhem, te dou o tempo que será necesssário para ler essa frase completa...) a morte (selo Hades de qualidade). Então houve uma guerra entre os magos interessados pelos Livros do Princípio que não estavam mais entrando em um acordo. Isso obrigou alguém a escondê-los em lugares e tempos diferentes (Dumbledore nunca deixaria isso acontecer, mas enfim) e encontrá-los ficou ainda mais difícil que ir e voltar pelo mesmo caminho no Labirinto de Dédalo. (Percy não aprova). Anyway, depois de muita briga o tal mago malvado do Magnus Medonho conseguiu ser contido, mas nada nunca é para sempre (só se você for vilão. Ai sim se você ganhar será para sempre. A vida tem dessas coisas), "a promessa de retorno" sempre foi certa. Nesse caso combinaria mais com renovação, but no spoilers. Enfim, fim da aula de explicações com o professor/mago blá-blá.

Agora Michael junto com Emma, Pym e Gabriel/o gigante preferido de Emma (E meu também <3) "embarcam nessa jornada" (frases sessão da tarde) para ir em busca do 2° livro do princípio, but remember, nem tudo é SÓ que parecer ser e Michael acaba encontrando muito mais coisas que apenas um livro.

MAS NÃO ACABA POR AQUI NÃO. Lembra da perdida Kate? Pois bem, ela acorda na rua, em uma manhã de nevasca em Londres, perto da virada de ano 1889 (ao invés de se achar sortuda, ela reclama, como pôde?). E galera, Londres vitoriana foi muito bem retratada <3 Lá encontra um orfanato, sim, Kate, orfanatos everywhere, onde descobre crianças que foram abandonadas por poderem fazer magia e muitas vezes são capturadas para trabalharem como escravos. Outra coisa que ainda a supreendeu foi o fato de o mundo magico e o normal/mundano coexistirem juntos, ou seja, você podia andar na rua e ver anões (sem piadas maldosas!), poções a venda (se bem que hoje ainda tem pregado nos postes o telefone de onde encontrar poções do amor,  nevermind), entre outras coisas fora do comum para humanos. Mas antes que possa se acostumar com isso, tudo acabará nessa virada de ano. O pior de tudo? Bem, como não pode existir 2 Atlas ao mesmo tempo na mesma época, o exemplar que a trouxe desapareceu e a cópia original está no castelo de Cambrigde Falls, há centenas de quilômetros. 

Dentre os órfão que conhece, há Ralfe (<3 eterno), o mais velho e responsável por fazer... trabalhos fora, digamos. Ralfe tem muitos segredos (afinal, os melhores sempre são misteriosos). Um deles é o de já ter visto Kate em algum lugar, e vou parar por aqui para chantagiar vocês a ler. Minha bondade nunca acaba, eu sei.

Eu não tenho o que reclamar do livro. Como a sinopse já fala, "o autor faz referências claras a J.K. Rowling e Tolkien" (e Desventuras em Série também, que eu estou ligada). Mas lendo o livro, só posso concluir que Stephens é um nerd viciado em ficção que teve uma ótimo ideia de enredo e mesclou um pouco com detalhes dos livros desses autores divos. O resultado eu já contei, volte 10 parágrafos e reveja. A narrativa é em terceira pessoa, o que geralmente não me agrada quando o autor não sabe nos manter próximos dos acontecimentos, mas John não teve esse problema. Ele possue humor engraçado, (afinal se não for engraçado não é humor, am I right?) e os diálogos são HILÁRIOS, até mesmo os personagens que 'fazem papel' de chatos soam como se estivesse ironizando eles mesmos. Okay, acho que não deu para entender nada da última frase (do texto inteiro), mas okay. E, queridos aspirantes de literatura fantástica, nesse livro, The fantasy NEVER ends! E não foi preciso uma linguagem rebuscada, ao contrário, babies. Se eu fosse comparar a escrita com comida (papo de gordo agora), eu diria que sairia uma mistura de creme de sorvete com pedaços de algodão doce. Diabetes mode on.

Última nota and I promise that I stop: personagens cativantes, você pode esquecer os nomes, mas seu coração nunca esquecerá deles! Elfos à la filhos de afrodite. "Crescimento e amadurecimento dos personagens principais". E fãs de Smaug do Hobbit, há uma surpresa BIGGER para vocês.

Desculpem pela resenha grande (Sorry, but I not sorry), mas isso que dá quando 1: se ama o livro 2: ama escrever e 3: não tem ninguém para falar sobre. Sorry again pela falta de quotes, esqueci de anotar enquanto lia, opa!


Representando a nota do livro (afinal, nunca faço isso), 4 foguinhos da Audácia! E não me perguntem o que tem a ver: A Crônica do FOGO > CHAMAS da Audácia, sentido?




FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal