sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Livros Entre Linhas: Jogador N°1



Nome do Mundo: Jogador N°1.
Único no seu Universo.
Dimensão: 464 páginas.
Criador: Ernest Cline.
Data de Nascimento: 
BRA: 2012. / US: 2011.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Leya.
Relatório Completo: Skoob.
Onde Obter: Submarino - Saraiva - Livraria Cultura - PDF
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.


*Acompanhamento: The Phoenix - Fall Out Boy*

Espero que eu esteja falando com geeks e gamers neste momento, se você não é, BEM VINDO AO CLUBE, IRMÃO! Minha veia da esquisitice, ou seja todas, também tem um lado Player, mas elevei isso para outro nível enquanto lia esse livro! Imagino o que passou pela cabeça do autor quando teve a ideia de fazer essa ambrósia literária (my gods!), deve ter sido mais ou menos assim: (Voz do narrador da sessão da tarde) Um belo dia qualquer, enquanto Ernest fechava seus jogos como sempre fazia ou alimentava seu vício em anos 80 seja com filmes, séries ou músicas, eis que essas duas paixões se chocam formando um Big Bang tão grande na mente do nosso querido Cline que foi preciso clicar Pause no quer que estivesse fazendo e concluir (Voz de dubladores que não se importam com o jeito que os atores mexem a boca enquanto falam) "JÁ SEI! Vou escrever um livro onde todos tem direito ao melhor vídeo game de todos os tempos e mesmo com o cenário futurístico, a maioria é fissurada pelos anos 80, e fazer leitores e gamers de todo o mundo necessitados de uma obra como essa me admirarem e idolatrarem por unir as duas melhores coisas da vida!" 
Eu, claro, não me deixei levar tão facilmente, assim que li a sinopse ponderei se seria um livro que valesse apena, ou se era apenas um monte de promessas "aba de livro". MENTIRA, na verdade eu corri para o caixa com cara de "Shut up and take my money!" 

Whatever, o que eu mais acho impressionante neste livro, além da história, narrativa, personagens, capa, cores etc etc, é o jeito como a história convence QUALQUER PESSOA (pelo menos as de bom gosto xoxo), a sentir vontade de ler, mesmo sendo um Señor tijolo com suas quase 500 páginas! Really guys, você pode se sentir a pior pessoa para explicar qualquer coisa, como se todas as outras não se interessassem em ouvir suas palavras, mas comesse a contar a trama desse livro  que logo terá uma platéia extasiada, perguntando aonde comprar duas cópias!

Well, deixe-me te ajudar a conhecer o mundo impresso nas páginas do livro (Cof Cof... Arh Arh ou sei lá quais são os dígitos utilizados quando se está preparando a garganta) Mochileiros, queria ter lido esse livro recentemente para sentir aquela mesma sensação maravilhosa e triste que é terminar um livro perfeito, para conseguir passar esse sentimento recém colhido de mim (sou uma alface, kisses) e transmitir o máximo possível dele na resenha. Mas vou me esquivar o quanto conseguir da amnésia e relembrar a maioria dos detalhes e sensações que esse livro me passou, (acredite, em ambos os casos foram MUITOS).

Tudo começa com um 'prólogo' mais do que emocionante. James Halliday, um tipo de pai para todos os gamers, dono da maior e mais bem sucedida empresa de vídeo games de todos os tempos criou o OASIS, um vídeo-game com dimensões e gráficos capazes de te confundir com a realidade. Mas é muito mais que um simples ULTRA DUPLA MEGA melhor jogo do mundo. O OASIS é formado por inúmeros planetas virtuais específicos para cada tipo de atividade ou local, (planetas dos macacos só de lojas, só de jogos, só de livros *-*) aonde as pessoas vão à escola sem medo de apanhar devido às configurações anti-bullying (Losers, digam Oi para o futuro!) e até trabalhar sem precisar sair de casa, apenas conectando-se ao OASIS! (Você poderia deixar seu avatar no modo automático, enquanto sai para comer a hora que quiser! 1h de almoço? Aham, claro chefe). E falando de negócios, a criação do OASIS só gerou lucro para Halliday, pois as empresas queriam suas lojas e produtos disponíveis para pessoas que podiam comprar on-line e para isso pagaram sua hospedagem, ou seja, Halliday vendia lotes de territórios que nem se quer existiam! (Já o dinheiro era bem real). Whatever, o OASIS também foi uma oportunidade para crianças de todo o mundo terem o direito de frequentar uma escola decente, pois matrícula e mensalidades não existiam, e só avatares de professores de qualidade eram selecionados. Além disso, boa parte do OASIS era gratuito, apenas caso você queira que seu avatar viaje para outros planetas ou comprar itens, of corse.


Enfim, o mundo de 2044 imaginado por Ernest possuirá esse paraíso virtual, com planetas habitados por monstros só para corajosos, planetas feitos com lojas de roupas para as shopaholic (TEM QUE TER um só de livros minha gente, Ernest, venha cá conversar!), e os créditos virtuais valerão mais que dólares! (Imagino a situação do real, cof)


BUT, até agora falei sobre a situação das pessoas normais, mas o que os gamers ganharam com isso, além de um The Sims com tua própria vida? 
Essa é a melhor parte! Junte todos os jogos já lançados, desde o primeiro Atari, até as tecnológicas contemporâneas do OASIS. Imagine cada componente desses jogos habitando os infinitos planetas espalhados pelo universo do OASIS e a cada dia sendo processados mais. Ah, mais um detalhe: TUDO isso, todos os personagens e cenários com a tecnologia de gráficos que praticamente imitam a realidade. Feeling, baby? Você seria capaz de jogar Pac Man, Super Mario Bross etc etc enquanto joga o OASIS! (Enquanto o destino joga com a tua vida, but forget it).
(Imagine as mães falando que todo mundo vai ficar cego de tanto olhar pra tv? O.o)  

Well, well, cortando minhas tosquerices, a pergunta que eu lanço é? E o mundo realmente real, como fica? É ai que entra o queridinho cenário distópico do momento, WOW! O Planeta Terra está devastado. Não há mais árvores, não mais há vida. As favelas agora são formadas de lixo eletrônico. Os "apartamentos bolsa família" são feitos de trailers empilhados um sobre o outro. Pouquíssimas empresas ainda distribuem eletricidade. A fome e sede mundial engoliram a esperança da paz. Tudo muito bonito e feliz, agree?

Whatever, é exatamente nessa situação que conhecemos Wade Watts, ou se acharem melhor, Parzival, o nome do seu avatar (e eu por eu ter problemas, li "Percyval" e sempre lembrava no Percy). Wade/Parzival tem 18 anos e, assim como todo Caça-ovo dedica 100% do seu tempo a famosa Caçada! (keep waiting guy, you'll understand).
Mas antes de falar dos personagens, é preciso entender tudo isso de Ovo e Caçada (não pensem em galinhas e raposas, please).

So, lembram do Halliday, o deus dos gamers? Bem ele morre. (no spoiler, really) MAS ANTES, assim que a notícia entrou para o top assuntos do momento (tipo o papa), descobriram uma espécie de testamento que Halliday deixou: um vídeo. Nele, James conta que nunca teve um herdeiro para assumir "seu lugar no trono". Sendo assim, decidiu criar uma espécie de torneio: em qualquer lugar do OASIS, Halliday espalhou três chaves, cada qual com um enigma e deixou uma dica inicial para a localização da primeira e quem conseguisse encontrar receberia o Ovo, o prêmio máximo. Esta é a famosa Caçada. Parece simples, certo? Mas tem um porém; Halliday foi um adolescente dos anos 80 e era apaixonado por tudo produzido nesta época, seja filmes, séries, desenhos, músicas, livros, marcas e jogos, óbvio. Sendo assim, baseou todos as charadas e os desafios no conteúdo desta época e com isso fez uma nação de Caçadores, indivíduos que dedicavam seu tempo em busca do Ovo premiado (coelho da Páscoa que traga pra mim!), viciados iguais a ele. Isso que é poder de convicção, concordam? Imagina fazer mais da metade do mundo gostar da mesma coisa que você? NEVER MORE ALONE!

Mas toda essa Caçada tem um lado negro da força: Assim como ela se tornou a luz no fim do túnel para milhões de pessoas pobres e com esperança 0%, houve também várias empresas querendo aumentar sua poupança em alguns bilhões e o domínio de todo OASIS para privatizá-lo e cobrar taxas para o que antes era gratuito. Uma dessas empresas é a I.O.I Telecomunicações, responsável pelo fornecimento de energia mais de 90% da população. Será que ela é rica? Tenho minhas dúvidas, hm. E por que é a mais famosa? Well, ela tem um setor imenso que só contrata funcionários, chamados de Os Seis por terem um '6' na frente do número de registro,  focados em estudar tudo sobre Halliday, desde a biografia até gostos e costumes, para encontrar o Ovo e ficar com o  legado de James, que era considerado uma grande ameaça para a empresa. Isso gerou uma disputa épica entre os Caça-Ovos e os Seis, (que merecem ganhar o ovo...só que na cara!). 


Mas cinco acirrados anos se passam, e ninguém conseguiu desvendar nem o primeiro enigma. Até que chega um belo e dia e o nome de Parzival está em primeiro no placar por ter vencido o primeiro desafio...


Este foi o primeiro livro que Cline escreveu, mas o livro é tão rico em detalhes, os diálogos são dinâmicos com a intimidade de um bate-papo online entre amigos e as descrições de cenários são tão fascinantes sem serem forçadas ou com aquilo de o autor tentar fazer algo "fora do padrão" e por fim ficar "fora do eixo" e sincronia. Nops, nesse livro eu tive a sensação de assistir alguém jogando videogame ou mesmo no modo demo sem sentir que fui obriga a imaginar somente o que o autor descreveu, e sim visualizar os detalhes que eu quiser...Leiam e entendam, #ficadica

E o complemento perfeito, se é que já esse livro já não escorre perfeições, são os personagens. Tudo bem que eles não passam aquela coisa de eu conseguir imaginá-los como pessoas reais, foi mais ao nível de filme de animação: você sabe que é fictício, mas mesmo assim gosta e torce para que o melhor aconteça. E um dos pontos interessantes é em boa parte do livro conhecemos e interagimos apenas com os avatares dos personagens, ou seja, talvez "a pessoa real" por trás daquele gráfico seja totalmente diferente do que foi descrito e você imaginou o livro inteiro.

 Tenho de falar de Art3mis, a paixão geek de Wade que nomeou seu avatar em homenagem a deusa grega da Caça (e ainda tem mitologia *-*) No começo do livro minha primeira impressão não foi nada boa, mas com o passar da história fui vendo quem ela realmente é, sabe, a personalidade por trás da proteção/máscara/avatar. Vo falar o mínimo possível sobre Aech, pois ele foi uma das maiores inovações para mim. Aech é o nome do avatar do melhor amigo de Wade, mas suas condições sociais são bens diferentes; mesmo um nunca tendo visto o outro pessoalmente, Wade sabe que Aech é bem mais rico por viajar a outros planetas, ter mais itens e XP acumulados, além de ser o dono de um clube particular do OASIS. Mas foi a única alegria na vida de Wade antes da Caçada realmente começar e nunca discriminou o amigo por isso, afinal todos deveriam saber que isso é uma das top coisas mais idiotas para se fazer. E como eu disse, the rest its secret. E junto com Daito e Shoto, uma dupla de japoneses que basearam o nome dos seus avatares em uma série de samurai dos anos 80, os cinco personagens principais formavam "Os Cinco do Topo", de acordo com o Placar, que era transmitido para o mundo inteiro saber quem estava mais próximo de conquistar o Ovo. O livro é bem completo, não há furos perdidos ou coisas mal explicadas, há uma dosagem de um pouco de tudo, desde romance há assassinatos!



Bem galera, se você é louco por qualquer um dos conteúdos do livro, vai sentir uma sensação familiar de estar trocando sua opinião com uma migo, pois Ernest escreveu o livro de forma que só um fã faria, alguém que realmente tem carinho por tudo isso e não que foi obrigado a pesquisar todas essas coisas só para aumentar o número de citações. Outra curiosidade é o livro ser dividido em três 'Níveis', com capítulos numerados igual pontuação de jogo, o que faz qualquer pessoa não muito fã de videogame se sentir entrando em um desde o começo!

Well well, pupilos, é uma pena esse livro não ser tão comentado assim. Acho que todos perceberam que ultimamente tem surgido uma "panelinha literário" onde só os mesmos livros ou gêneros do momento circulam pelas livrarias e mãos dos leitores. Shame on them, pois muita coisa de ótimo nível e qualidade é perdida, então eu tento sempre desenterrar esses tesouros escondidos ou camuflados pelos holofotes de outros. Não tem como não sentir uma sensação de next level ao término de cada capítulo e um sentimento de Game Over com a chegada da última página (;

Fase Bônus: A Warner adquiriu os direitos para adaptar às telinhas esse brilhante livro de ficção científica, e pelos cuidados que estão tomando, tudo indica que a produção e efeitos especiais será nível Harry Potter. Agora é só torcer para que não só a pipoca esteja boa!"

Amostras:
(P.S: Não me responsabilizo pelas mutações que elas podem causar na sua vontade de ler o livro.)


"A simulação simplesmente não permitia confrontos. O mundo da Ludus era uma zona "no-JvJ", ou seja, não era permitido nenhum combate "jogador-versus-jogados". Naquela escola, as únicas armas de verdade eram as palavras, por isso aprendi a dominá-las."

"No mínimo, o rosto que eu vi na foto me pareceu ainda mais bonito do que o do avatar, porque eu sabia que aquele era de verdade."

Para não ser NEM UM POUCO clichê, cinco controles de vídeo game representam bem a nota.


FIND ME:
bia_fbastos@hotmail.com
http://bf-bastos.blogspot.com.br
| | |
Goodreads
Instagram |
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal