quarta-feira, 14 de agosto de 2013

3% Multiplayer: As Vantagens de Ser Invisível


Neste Multiplayer misturado com Depósito da Pipoca, haverá mais trégua e quem sabe bandeiras brancas. Tudo por quê a Isa e eu simplesmente amamos esse livro, principalmente o Charlie. Sem mais delongas, apresento a vocês o que pode ser um festival de lágrimas e suspiros de ambas as equipes nesta guerra! Okay, talvez um soquinho ou outro e.e Detalhe especial: Eu comentarei sobre o livro e a Isa sobre o filme, o que será que vai sair dessa combinação? Espero que não seja minha vida...
 Nada melhor que um pedaço de perfeição, ou quote, para começar:

“Não sei se você já se sentiu assim, querendo dormir por mil anos. Ou se sentiu que não existe. Ou que não tem consciência de que existe. Ou algo parecido. Acho que querer isso é muito mórbido, mas eu quero quando me sinto assim.” 

Nome do Mundo: As Vantagens de Ser Invisível.
Único em seu Universo
Dimensão: 223 páginas.
Diretor e Criador: Stephen Chbosky.
Data de Nascimento BRA: Livro: 2007/ Filme: 2012.
Trouxe aos Terráqueos Brasileiros: Rocco.
Relatórios Completos: Livro/ Filme
Duração: 1h 43min.
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller.
Sinopse filme: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

“Às vezes eu olho para fora e penso que um monte de outras pessoas viu essa neve antes. Assim como eu penso que um monte de outras pessoas leu aqueles livros antes. E ouviram aquelas canções.”

ROUND 1: Visão Geral



Beatriz: Creio que gostei tanto do livro por pelo lido na época certa. Charlie no começo da história é um adolescente de 15 anos e está para entrar no temido High School (not musical). Já me identifiquei por ai, para quem não sabe eu estou enfrentando o 1°ano desse inimigo. Eu vi muito de mim refletido em Charlie por ele não ser o que a sociedade chama de descolado. Ele é tímido ao extremo e prefere os livros e letras como compania. Não consegue entender as pessoas, mas as observa e tenta compreender suas atitudes com o passar do tempo, principalmente de seus ex-amigos que agora tem vergonha de falar com ele, uns biotchs. E para completar seu amigo mais próximo acabou de se suicidar e para quem tem Tumblr sabe o quanto esse tema é comum entre os jovens. Enfim, o livro se passa em 1993 e naquele tempo praticamente não existia internet. Qual era a diversão deles? Qual é a especialidade dos calouros e veteranos americanos? Parties, exact. No filmes os roteiristas até aliviaram, mas o livro é recheadas de bebidas, cigarros, insinuações sexuais e drogas, que eram bem liberais naquele tempo. Right, Sam e Patrick estão no último ano do colegial e por mais populares que sejam, fazem amizade com Charlie. Durante a narrativa, vivenciamos suas várias primeiras experiências e descobertas, como a primeira festa, primeiro carro etc etc. 

Isabella: Para saber sobre o livro, consultar o parágrafo acima. Para saber sobre o filme, consulte as partes em roxo, oh wait, é a minha parte.  Sobre o filme em uma visão geral, ele nos traz a mesma mágica do livro, por que Charlie lê partes da cartas na narrativa THANK GOD!, e o enredo é bem fiel ao livro.


“Em geral eu vou para casa a pé depois da escola porque faz com que eu me sinta digno de mérito. Quero dizer que desejo poder contar a meus filhos que eu ia a pé da escola para casa como meus avós fizeram nos “velhos tempos”.”


ROUND 2: O Que Eu Mais/Menos gostei. 

Beatriz: Me segurei para não colocar o que mais gostei na visão geral. O que mais me conquistou no livro foi a escrita de Chbosky. OH GOSH, vocês não fazem ideia no dom de escrever em 1°pessoa desse cara! Ele consegue te convencer que Charlie é o escritor pela maneira como ele relata de maneira tão próxima e íntima a vida de Charlie. Dá uma vontade master de entrar no livro, abraçar o Charlie e o convidar a ser seu amigo enquanto vocês se sentem infinito. E as personalidades de todos os outros personagens são vívidas, mesmo em 220 páginas, eu visualizei pessoas reais pela revelação de seus pensamentos por trás da atitude que tomavam, isso claro, no modo que Charlie vê o mundo. Me senti próximo desde a irmã fútil de Charlie até do seu professor de inglês que recomendava livros, conheci o coração do pai por trás da casca de tartaruga que ele é por fora e o motivo de seu avô beber demais. Apenas a tia Helen que permanece um mistério eterno, mas temos uma leve noção do tipo de coisas que ela fazia. Outro motivo para te fazer lotá-lo de post-it são as citações INCRÍVEIS  de rock e literatura clássica. Charlie também esconde um segredo, todos sabemos que ele não é uma pessoa normal, mas será que é apenas uma questão de personalidade?
 
Isabella:  Existe algo para NÃO gostar neste filme? Não, não há, por  mais diferente que você seja de Charlie, você irá se identificar em alguma parte do filme, seja no começo, meio ou fim. Além das incríveis citações que contém nele, devo mencionar a playlist. Deuses, a playlist deste filme é a melhor que eu já vi (sem brincadeira), a música em destaque é a tão querida Asleep, mas contém muitas outras músicas inspiradoras, por isso vale a pena baixar a playlist inteira. Uma coisa que reparei é que Sam no livro tem cabelos cumpridos, mas isso não importa. Outro fato sobre Emma Watson é que ela possui um sotaque britânico (mesmo nascendo na França), e no filme, ela tem o sotaque perfeitamente americano! Oh wow!



“Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui.”

ROUND 3: Finale or Rematch.


Beatriz: Infinito. É isso que eu queria que esse livro fosse, mas a última página chega num piscar de olhos e num mar de emoções, sejam lágrimas, suspiros ou muito gosto de quero mais. Ver Charlie crescendo com as escolhas que tem de tomar, entrar na pele de um jovem já tão maduro e cheio de caráter quanto em suas dúvidas em relação ao mundo. Incrível como continuo sonhando com esse livro e como suas palavras continuam claras em minha memória mesmo fazendo quase 1 ano que o li. Ele passa uma sensação de nostalgia para quem já se formou faz tempo e uma certeira identificação para quem está vivenciando o monstro do colegial, como se seus pensamentos e questionamentos mais reservados estivessem transcritos naquelas páginas. Read, read and READ.

Isabella: I Feel infinite. Pela primeira em um Multiplayer não teremos contradiçoes com a outra, isn't cool? Não há pontas soltas ou partes que foram perdidas na adaptação. E o melhor é que no filme podemos ver a parte onde Charlie bate no garoto que bate em Patrick. Entre outras partes, of course, afinal é o filme.



“Se um dia tiver filhos e eles ficarem perturbados, não vou dizer a eles que as pessoas passam fome na China nem nada assim, porque isso não mudaria o fato de que eles estão transtornados. E mesmo que alguém esteja muito pior,  isso não muda em nada o fato de que você tem o que você tem.”


Trailer:




Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal